Banca de DEFESA: MARIA VANIA QUIRINO DOS SANTOS

DISCENTE: MARIA VANIA QUIRINO DOS SANTOS
DATA: 13/07/2020
LOCAL: web conferência https://us02web.zoom.us/j/84548489152

O USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MONTEIRO LOBATO NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ - PA

Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Plano de Desenvolvimento Individual. Educação Infantil.

ÁREA: Educação

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um instrumento didático-pedagógico descritivo utilizado para auxiliar as ações pedagógicas de aprendizagem do aluno com deficiência que recebe o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), sendo de responsabilidade do professor da SRM. A finalidade do PDI consiste em planejar as ações pedagógicas, auxiliando na flexibilização e adaptação curricular do aluno com Necessidade Educativa Especial (NEE), de modo a garantir um ambiente inclusivo, de acordo com o currículo desenvolvido pela Escola. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do PDI para a inclusão educacional de alunos com deficiência na UMEI Monteiro Lobato, no município de Tucuruí-PA. O presente estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa, compreendendo os pressupostos implicados nesse tipo de enfoque, a exemplo dos sentidos e dos significados que envolvem o fenômeno investigado. A modalidade da pesquisa é o estudo de caso, por apresentar elementos que nos permitem caracterizá-la como estudo de caso único comum, capturando o que ocorre em situação cotidiana, como afirma Yin (2015). Os instrumentos adotados para a coleta de dados foram a observação, a entrevista semiestruturada e a análise documental, tal como recomendam Lüdke e André (2017). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, com base em Bardin (2016). Como conclusão, compreendemos que PDI é um instrumento que de fato auxilia no processo de inclusão e na construção das práticas pedagógicas de forma individualizada, respeitando as especificidades do aluno com deficiência, mas ainda precisa da colaboração dos atores educacionais na sua construção para que a inclusão seja efetiva em todos os ambientes escolares e na sociedade.

Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - LUCIO FERNANDES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 07/07/2020 14:28