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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO RODRIGUES DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO RODRIGUES DOS REIS
DATA: 11/05/2020
HORA: 15:00
LOCAL: web conferencia
TÍTULO:

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E OS IMPACTOS DO TRABALHO DOCENTE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ANANINDEA


PALAVRAS-CHAVES:

Reformas Educacionais; Trabalho Docente; Precarização do trabalho docente.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo de caráter preliminar tem como problema as condições de trabalho e os impactos no trabalho docente a partir das metamorfoses do mundo do trabalho e as reformas educacionais no Brasil iniciada nos anos 1990. Além disso, é estudado a implementação do Estado neoliberal na consolidação de uma nova forma de gestão do Estado brasileiro por meio da reforma do aparelho do Estado de 1995, que tem como consequência a desregulamentação e flexibilização do trabalho no Brasil, e a proliferação das parcerias público-privado na educação brasileira. Problematiza-se a centralidade do trabalho enquanto categoria social fundamental e os nexos entre as condições de trabalho e o trabalho docente na educação básica no Brasil. Ao tratar desta questão, o processo de investigação preliminar considerou enquanto objetivo: investigar como as condições de trabalho e os impactos no trabalho docente da rede pública de ensino do município de Ananindeua, se relacionam num contexto amplo das políticas públicas educacionais, implantadas a partir da reforma do Estado brasileiro em meados de 1990 em diante, e como repercutiu na educação básica e no trabalho docente no Brasil, marcado sob forte ingerências de organismos internacionais como mediadores do capital, com destaque para o Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio viabilizando conforme destaca a literatura especializada na implementação de uma lógica mercantilista no campo da educação básica brasileira. O apoio teórico da pesquisa encontrou aporte nas obras de Araújo (2001), Araújo e Rodrigues ( 2012), (Esteve (1999), Fielden e Larocque (2008), Gramsci (1987), Leher (1999, 2011), Mota Junior (2016), Maués (2010, 2012, 2013), Monte et al (2011), Mundy (2007), Oliveira (2003, 2004, 2008, 2010, 2019), Oliveira e Vieira (2010), Pronko (2015), Robertson (2012), Robertson e Verger (2012), Shiroma e Evangelista (2008, 2014), Shiroma e Campos (2013), Siqueira (2004), Tripodi e Souza (2016), Werle (2011). O método da pesquisa é o Materialismo Histórico Dialético, com o intuito de entender de forma concreta as particularidades que representam a realidade objetiva que envolve o problema em questão. A pesquisa na presente fase é de caráter bibliográfica, por meio de análise de teses, dissertações, artigos e periódicos buscando encontrar os nexos entre as condições de trabalho e os impactos do trabalho docente da educação básica no Brasil diante da relação de exploração do trabalhador docente no processo de trabalho e acumulação ampliada capitalista. Conclui-se nesta etapa preliminar da pesquisa que as metamorfoses do mundo do trabalho implicam numa nova dinâmica do fazer docente, em que os organismos internacionais atuam como mediadores do capital numa nova ordem econômica e social, sendo a educação instrumento acessado pelo capital para manter sua hegemonia, que repercute notadamente na intensificação, e precarização do trabalho docente acarretando transtornos de ordem físicos e mentais na saúde dos docentes da educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Externo à Instituição - ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURAO
Notícia cadastrada em: 08/05/2020 16:35
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