Banca de DEFESA: MARTA MACEDO MATOS DE ARAUJO

DISCENTE: MARTA MACEDO MATOS DE ARAUJO
DATA: 11/05/2020
LOCAL: web conferência

O processo de elaboração do plano municipal de educação de Tucuruí: o verso e o reverso de uma construção coletiva.

Plano Municipal de Educação; Política Educacional; Planejamento Participativo.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa se desenvolveu no âmbito do programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica na Universidade Federal do Pará (PPEB_UFPA) na linha de Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica. O Plano Municipal de Educação no munícipio de Tucuruí/PA é o objeto de estudo desta dissertação que tem como objetivo analisar o seu processo de elaboração com ênfase na participação dos diversos segmentos da sociedade, tendo em vista que uma das suas premissas para a construção e implementação do plano trazidas pelo discurso oficial diz respeito a gestão democrática e planejamento participativo. Nessa perspectiva, os achados iniciais apontam que esse processo ocorreu de forma participativa, embora não tenha sido suficiente para consolidar os avanços ali previstos. Desse modo é possível inferir que um dos aspectos mais positivos foi apropriação da proposta pela força e insistência de parte de parte dos segmentos da sociedade. Assim, a reflexão aqui apresentada possui   relevância   acadêmica   e   social   por   pautar-se   em aspectos fundamentais como o processo de construção de uma política educacional em nível local e o fortalecimento da participação   política   desses protagonistas.   Para respaldar a discussão proposta nos utilizamos de autores que são referência na área, entre eles, Paro (2006), Vianna (2000), Vieira (2011), Damasceno e Santos (2017), Saviani (2014). Além disso, ressaltamos a natureza qualitativa desta investigação amparada por Minayo (2008), Creswell (2010), tendo a pesquisa documental como tipo de pesquisa e instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (Lakatos, 2017) e análise documental (Ludke e André, 1986), por fim, a análise de conteúdo (Franco, 2012; Bardin, 2016) como forma de interpretação da realidade pesquisada.

Interno - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Externo à Instituição - MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO
Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Notícia cadastrada em: 07/05/2020 15:24