Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO LUCIO MAZZINI DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO LUCIO MAZZINI DA COSTA
DATA: 20/04/2020
HORA: 16:00
LOCAL: web conferência
TÍTULO:

A HIGIENE NA EDUCAÇÃO REPUBLICANA IMPLANTAÇÃO DA DOUTRINA HIGIENISTA NA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA PUBLICA PARAENSE ENTRE 1890 E 1897.


PALAVRAS-CHAVES:

Higienismo; Instrução Primária; Legislação Educacional; Primeira República.

 


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa insere-se no âmbito da História da Educação do Pará, tendo como tema de estudo a doutrina higienista na educação republicana paraense. Seu objeto de estudo consiste no processo de implantação desta doutrina na instrução primária do Pará, entre os anos de 1890 e 1897 e o problema que buscamos responder foi como se deu o processo de implantação da doutrina higienista na instrução pública paraense entre 1890 e 1897. Para tanto, nosso objetivo foi analisar o processo de implantação da doutrina higienista na instrução pública paraense por meio de uma pesquisa histórica documental, subsidiada na técnica de análise de conteúdo. Em seu desenvolvimento, discorremos sobre os primórdios do higienismo e sua implantação no Pará, além de abordar sua inserção na Instrução Primária, que se deu por meio das várias legislações educacionais decretadas pelo governo republicano paraense e seus impactos na sociedade paraense republicana. O estudo revelou que a mencionada doutrina foi aplicada de forma insuficiente e se constituiu mais como peça de propaganda dos republicanos, meio de controle social e de convencimento da população paraense da superioridade do regime republicano em relação à monarquia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Externo ao Programa - 325619 - MARIA DE NAZARE DOS SANTOS SARGES
Externo à Instituição - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 18/04/2020 11:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1