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Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDY CAROLINE SEABRA COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDY CAROLINE SEABRA COELHO
DATA: 14/04/2020
HORA: 15:00
LOCAL: web conferência
TÍTULO:

ENTRE PERMANÊNCIA E ABANDONO NO ENSINO MÉDIO: um estudo com os jovens da escola pública de Belém/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica; Ensino Médio; Permanência escolar; Abandono escolar.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O trabalho aborda os resultados parciais da pesquisa em desenvolvimento no âmbito do mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinar em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (PPEB/NEB/UFPA). A pesquisa tem como objeto de estudo a permanência no ensino médio de jovens vulneráveis à situação de abandono escolar, isto é, jovens que permanecem cursando o ensino médio, porém enfrentam muitos desafios para concluir esta etapa, seja por conta da necessidade de conciliar o emprego, a gravidez, em muitos casos precoce, ou também por conta de sucessivas reprovações, entre outros fatores externos e internos a instituição escolar. A problemática consiste em analisar o que leva o jovem, em situação de abandono escolar, permanecer no ensino médio no contexto de uma escola pública do município Belém/PA. Como procedimento metodológico, para subsidiar as análises, se elegeu a revisão bibliográfica em Kuenzer (2007, 2011), Silva (2015, 2016) e Krawczyk (2011, 2017), que abordam a função social do ensino médio, as contradições e desafios que marcam historicamente a última etapa da educação básica. Também Carrano, Marinho e Oliveira (2015), Groppo (2017) e Cassab (2011), que analisam particularmente a concepção de juventude, entre outros autores que tratam das categorias abandono e permanência escolar, realizamos análise documental e de alguns indicadores sociais e educacionais, com ênfase na escola pesquisada. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo empírica. O estudo apresenta como objetivo geral analisar os motivos pelos quais os jovens permanecem no ensino médio público na capital paraense, pois compreender esse movimento que é cercado por questões externas e internas a escola contribui significativamente para análise dos indicadores educacionais, para além dos números preocupantes, principalmente as taxas de abandono, registradas no estado do Pará. Ressaltamos que o trabalho está em desenvolvimento e prosseguirá com a pesquisa de campo em uma escola de ensino médio de Belém/PA, com foco na permanência escolar dos jovens no ensino médio. Para tanto, será aplicado os instrumentos de coleta de dados, entre eles a entrevista semiestruturada, direcionaremos as entrevistas, principalmente aos jovens que estão cursando o ensino médio.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Externo à Instituição - MONICA RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 09/04/2020 15:34
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