Banca de QUALIFICAÇÃO: VERENA CRISTINA MONTEIRO MORAES

DISCENTE: VERENA CRISTINA MONTEIRO MORAES
DATA: 13/04/2020
LOCAL: web conferência

A Formação das Juventudes no Contexto das Ocupações Secundaristas Ocorridas no Pará

Formação. Juventudes. Ocupações Secundaristas no Pará.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa analisa o movimento de ocupações secundaristas ocorridas no Pará em 2016 e, especificamente, o processo de formação e auto formação das juventudes inseridas neste contexto, em termos críticos e participativos. Trata-se de uma pesquisa pautada na perspectiva materialista e histórico-dialética, que utiliza uma abordagem qualitativa e, dentro desta, a análise de conteúdo e; em seus aspectos metodológicos, faz uso de revisão bibliográfica, documental e de entrevistas semiestruturadas, tendo como as e os sujeitos da pesquisa participantes das ocupações ocorridas em escolas públicas de ensino básico e, também, em IFs na região metropolitana de Belém e no interior do Pará. Destacamos que tal movimento, na região paraense atraiu um grande quantitativo de estudantes e teve êxito em partes, no que se refere aos aspectos demandados pelas/os alunas/os, e constituiu-se neste século, em um momento único desde as chamadas lutas estudantis e sociais do século anterior. Sua articulação envolvendo diferentes coletivos e independentes que se centraram na busca de melhorias na educação, portanto, de reivindicações comuns, ao mesmo tempo em que se constituíam em ambientes e ações diferentes, tornou o movimento único em termos de renovação. E ainda, que a concepção de juventude(s) se ampliou ao longo do tempo, atrelada a variados conflitos e tensões que até hoje estão presentes socialmente e, que o debate acerca dessas e desses sujeitos carece mais atenção nos contextos intra e extraescolar.

Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo à Instituição - LUIS ANTONIO GROPPO
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO