Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA

DISCENTE: FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA
DATA: 25/03/2020
LOCAL: sala de multimida do neb

SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SisPAE): A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DIANTE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR

Avaliação externa; Sistema de Avaliação; SisPAE; Gestão pedagógica.

ÁREA: Educação

: Esta pesquisa, intitulada Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE): a organização do trabalho pedagógico diante dos indicadores de desempenho escolar, vincula-se à linha de pesquisa Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica, do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, da Universidade Federal do Pará. Para tanto, ampara-se numa abordagem qualitativa, utiliza-se de pesquisa do tipo documental e, como procedimentos metodológicos, a revisão bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas a ser desenvolvida, com  diretores, coordenadores pedagógicos e professores ( de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano)  das escolas “A” e “B” lócus da  pesquisa. apresenta como paradigma epistemológico, a abordagem qualitativa, que servirá como condutor das reflexões em busca de resposta sobre: Qual a influência dos indicadores do SisPAE para a organização do trabalho pedagógico em duas escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Igarapé-Miri/PA?   Para uma melhor organização didática, este estudo está estruturado em cinco seções, incluindo a Introdução considerada como I Seção. A segunda seção, aborda a avaliação externa no contexto da política neoliberal e sua influência na constituição do SisPAE;  A terceira seção, intitulada o SisPAE como expressão de avaliação educacional no Estado do Pará, discorre sobre SisPAE enquanto política no sistema de ensino paraense, elucidando o contexto de implantação, trata ainda neste item da escola enquanto espaço educativo, que tem a finalidade principal de garantir o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes é desafia a organizar o trabalho pedagógico considerando os indicadores aferidos por avaliações externas;  A quarta seção, apresentará o SisPAE e a organização do trabalho pedagógico; E, por fim, nas Considerações Finais onde serão destacados os elementos identificados nas seções anteriores e expõem-se os resultados da referida pesquisa, de modo a confirmar se os objetivos foram alcançados, em relação ao que propomos nesta pesquisa.

Interno - 1486870 - FABRICIO AARAO FREIRE CARVALHO
Externo à Instituição - ITAMAR RODRIGUES PAULINO
Presidente - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA