Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA NÚBIA DE SOUSA MAUÉS

DISCENTE: MARA NÚBIA DE SOUSA MAUÉS
DATA: 31/03/2020
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 1, NEB

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSOS NA REDE ESTADUAL DO PARÁ

Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais.

ÁREA: Educação

O presente estudo tem como tema o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado em Sala de Recursos. O objeto de estudo é a SRM da rede Estadual como espaço/tempo da educação especial na escola comum. O AEE é ofertado às pessoas com deficiência e conta com um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, e este atendimento deve ser realizado em Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Considerando os dados da Secretaria de Educação Especial do Estado do Pará, há somente 630 SRM implantadas na rede estadual, um número muito baixo que não consegue atingir todos os alunos que precisam desses espaço e do atendimento que este oferece. Este nível muito baixo de SRM gera muitos prejuízos a escolarização dos alunos. Diante do exposto, elencou-se o seguinte problema: Qual o “lugar” que a SRM possui no contexto da inclusão escolar de alunos público alvo da educação especial?  O problema elencado se desdobra nas seguintes questões norteadoras: Que mecanismos estão sendo previstos pela SEDUC para a ampliação de SRM na rede, conforme prevê o PEE 2014-2024? Que aspectos são priorizados para a definição das escolas que são contempladas com SRM na rede estadual? Qual expectativa da Secretaria de Educação sobre o uso da SRM como espaço/tempo pedagógico no contexto da inclusão? o objetivo geral da pesquisa: Investigar o “lugar” que a SRM possui no contexto da inclusão escolar de alunos público alvo da educação especial. Para responder o problema e alcançar os objetivos de investigação, esta pesquisa está se desenvolvendo numa abordagem qualitativa, por meio de uma Pesquisa Documental e utilizando como coleta de dados a entrevista semiestruturada e documentos de fontes primárias. Esta pesquisa permitirá levantar discussões sobre o uso da SRM como um espaço pedagógico curricular que serve como suporte à escolarização de alunos com deficiência.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Interno - 2549696 - DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA