Banca de DEFESA: ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA

DISCENTE: ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA
DATA: 19/03/2020
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA NEB

EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: CAMINHOS TRILHADOS NA ESCOLA BOSQUE NA ILHA DE CARATATEUA (PA)

Educação Integral. Tempo Integral. Escola Bosque

ÁREA: Educação

Nos últimos anos, o debate sobre a educação integral e(m) tempo integral tem novamente ganhado centralidade na esfera educacional. Tanto na prática pedagógica quanto na pesquisa educacional, há um campo aberto a discussões. Dentre os diferentes dispositivos legais que contribuíram para isso, o marco inicial foi a Constituição Federal de 1988, culminando no Plano Nacional de Educação para o decênio 2014-2024, que estabelece na meta 6 a ampliação da jornada escolar. Este trabalho é resultado dos estudos realizados na escola pública “Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira”, tendo como objetivo geral analisar o processo de institucionalização e implementação da educação integral e(m) tempo integral na Escola Bosque na Ilha de Caratateua (PA), no período de 1996 a 2016. O referencial teórico foi constituído com base em Cavaliere (2009), Coelho (2002), Paro (2010) Pestana (2012), que forneceram fundamentação para o tema estudado. No que se refere à metodologia desta investigação, a pesquisa caracteriza-se como explicativa de abordagem qualitativa, realizada através do estudo de caso, cujos métodos serão pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, com análise de entrevista e análise dos dados. Os achados bibliográficos nos revelaram diferentes concepções de educação integral e(m) tempo integral discutidas no Brasil. Na caracterização da escola selecionada como estudo de caso, ratificamos a sua importância e relevância científica pelo contexto sociopolítico no qual está inserida. Na análise documental, identificamos elementos revelados na trajetória histórica da escola que apresentam consistência na identificação das concepções de educação integral e tempo integral, pelos quais a escola fundamenta seu projeto de criação. Denominada como primeira experiência de Educação integral em tempo integral na Rede Municipal de Educação (RME) em Belém, especificamente na região insular, recebe influência da experiência dos Centros Integrados em Educação Pública (CIEPs), idealizados por Darcy Ribeiro. Ao longo de sua existência, a Escola Bosque recebe interferência das gestões públicas e sofre um processo de descontinuidade das políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da Educação Integral e Escola em Tempo integral, com a descaracterização de seu projeto inicial que suscita o retrocesso frente às novas diretrizes educacionais para o Brasil.

Externo à Instituição - ELISANGELA ALVES DA SILVA SCAFF
Interno - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Presidente - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO