Banca de QUALIFICAÇÃO: ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA

DISCENTE: ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA
DATA: 17/03/2020
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 1, Neb

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA CIDADE EDUCADORA NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS-PA.

Cidade Educadora; Ensino de Geografia; Pesquisa Colaborativa.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa tem como tema o Ensino de Geografia na Perspectiva da Cidade Educadora, e traz como objeto de estudo: O ensino de geografia na perspectiva da cidade educadora no município de Salinópolis-PA. O objetivo geral deste estudo é analisar os conhecimentos produzidos e incorporados no trabalho docente dos professores de geografia das escolas estaduais do município de Salinópolis-PA, a partir de suas participações no ciclo de estudo e reflexão promovido pela pesquisa colaborativa. Os objetivos específicos são: identificar as necessidades formativas dos docentes de geografia das escolas estaduais do município de Salinópolis-PA, acerca do ensino de geografia na perspectiva da cidade educadora; analisar os conhecimentos produzidos pelos docentes colaboradores acerca do ensino de geografia na perspectiva da cidade educadora, a partir das suas participações no ciclo de estudo e reflexão promovido pela pesquisa colaborativa; e analisar as novas práticas pedagógicas estimuladas e incorporadas pelos docentes colaboradores que participaram do ciclo de estudo e reflexão promovido pela pesquisa colaborativa. Com esse estudo, queremos responder a seguinte questão central: que conhecimentos foram produzidos e incorporados no trabalho docente dos professores de geografia das escolas estaduais do município de Salinópolis-PA, a partir de suas participações no ciclo de estudo e reflexão promovido pela pesquisa colaborativa? A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e consiste em uma pesquisa do tipo colaborativa. Para a coleta dos dados serão realizados grupos focais com os professores colaboradores que participarão do ciclo de estudo e reflexão. A análise dos dados coletados e produzidos durante as sessões de reflexão será realizada por meio da técnica de Análise do Conteúdo.

Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Externo à Instituição - WILLAME DE OLIVEIRA RIBEIRO