Banca de QUALIFICAÇÃO: ELANE CRISTINA PINHEIRO MONTEIRO

DISCENTE: ELANE CRISTINA PINHEIRO MONTEIRO
DATA: 05/03/2020
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 1, NEB

OS JOGOS ELETRÔNICOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: as contribuições dos jogos eletrônicos para as discussões das relações de gênero na Escola de Aplicação da UFPA

Jogos eletrônicos. Gênero. Currículo. Educação física.

ÁREA: Educação

Este trabalho de dissertação pretende analisar o potencial educativo dos jogos eletrônicos no currículo da Educação Física Escolar, promovendo a discussão de gênero e poder entre estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da Escola de Aplicação da UFPA (EA-UFPA). Temos como problema de pesquisa: qual a contribuição dos jogos eletrônicos no currículo da Educação Física Escolar e seu potencial educativo para a discussão das relações de gênero e de poder por estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da EA-UFPA? Para dar conta da questão central de nossa pesquisa, além do levantamento bibliográfico referente à temática, o qual compreende a discussão sobre o Jogo e sua abordagem conceitual contemporânea, bem como o Gênero como construção política, histórica e social, a etapa metodológica de coleta de dados terá por foco uma intervenção didática com o jogo Horizon zero Dawn, com vista à análise de como se manifesta a discussão de gênero e poder entre os estudantes do sétimo ano da EA-UFPA por meio deste jogo. Sendo assim, a pesquisa em questão tem por natureza a abordagem qualitativa na modalidade pesquisa-ação integral sistêmica, proposta por André Morin (2004). Além da intervenção didática, para coleta de dados utilizaremos questionário e grupo focal. Para análise dos dados, nos pautamos na análise de conteúdo de Bardin (2011).

Externo ao Programa - 1169258 - ANA CRISTINA PIMENTEL CARNEIRO DE ALMEIDA
Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARTA GENÚ SOARES
Notícia cadastrada em: 05/03/2020 11:52