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Banca de DEFESA: MICHELLE RODRIGUES GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE RODRIGUES GOMES
DATA: 11/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO ICSA
TÍTULO:

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA

EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVIDO PELO CENTRO DE REFERÊCIA EM INCLUSÃO EDUCACIONAL GABRIEL LIMA MENDES BELÉM – PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

AEE. Educação de crianças. Educação infantil. Educação inclusiva. Educação Especial.


PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa vincula-se aos estudos que vem sendo realizado pela linha de pesquisa de Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica. Inserindo-se na temática do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tem como objeto de estudo As Estratégias de AEE de crianças com deficiência matriculadas nas Unidades de Educação Infantil de Belém realizadas pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes. A pesquisa estruturou-se com base na seguinte problemática. Que estratégias de Atendimento Educacional Especializado que têm sido implementadas pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes no atendimento de crianças com deficiência matriculadas nas Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Belém. Para subsidiar a problemática em questão, outras perguntas nortearam a pesquisa: visto que as unidades de Educação Infantil do município de Belém não possuem sala de recurso multifuncional, como é suprida pelo CRIE a ausência desse recurso no Atendimento Educacional Especializado? Como é desenvolvido pelo CRIE o Atendimento Educacional Especializado nas UEIs municipais de Belém? Quais são as condições de oferta do AEE realizado pelo CRIE destinado às crianças com deficiência matriculadas nas UEIs municipais em Belém? De abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso, constituído das seguintes etapas: revisão bibliográfica, estudo exploratório, coleta de documentos, realização das entrevistas do tipo semi-estruturadas, e alguns registros fotográficos. Os dados coletados foram analisados à luz da análise de conteúdo, que revelaram que o CRIE instituiu duas estratégias de AEE destinado as crianças com deficiência oriundas das UEIs de Belém. A primeira, diz respeito a realização desse serviço no contexto das UEI, sem a ação efetiva das professoras para com as crianças; a outra estratégia foi a construção de um projeto de AEE na Educação Infantil realizado no prédio do CRIE. Ao definir e analisar essas estratégias pude constatar tensões, desafios e as possibilidades de um atendimento que se colocam numa estrutura que precisa urgentemente ser (re)pensada pelo poder público municipal. Quanto as condições de oferta, constatou-se a fragilidade dos serviços de AEE ofertados pelo CRIE, no que tange aos elementos que constituem o AEE na educação básica


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo à Instituição - FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA
Notícia cadastrada em: 31/01/2020 12:29
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