Banca de DEFESA: THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCES

DISCENTE: THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCES
DATA: 12/02/2020
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 1, NEB

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE CICLO DE ESTUDO E REFLEXÃO EM UMA ESCOLA DE BELÉM -PAsala de mul

Violência sexual. Criança e adolescente. Ciclo de estudo e reflexão. Produção de conhecimento.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa teve como tema o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, seu objetivo geral foi analisar os conhecimentos produzidos sobre enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da E.E.E.F.M “Profª Marta da Conceição” por meio do ciclo de estudo e reflexão, para tanto, utilizou-se os seguintes objetivos específicos: identificar as necessidades formativas dos professores dos anos iniciais acerca do tema da violência sexual contra crianças e adolescentes e seu enfrentamento; analisar os conhecimentos produzidos pelos docentes durante o ciclo de estudo e reflexão sobre violência sexual contra crianças e adolescentes; e analisar as práticas implementadas pelos docentes participantes do ciclo de estudo e reflexão para a promoção do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A metodologia deste estudo foi fundamentada na abordagem de pesquisa qualitativa em educação, e utilizou como estratégia de desenvolvimento a pesquisa do tipo colaborativa. A técnica utilizada para coletar os dados foi a entrevista a partir de grupos focais realizados com os professores participantes do ciclo de estudo e reflexão. E para analisar os dados coletados e produzidos durante o ciclo de estudo e reflexão foi utilizada como técnica a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o processo colaborativo realizado entre escola e universidade foi satisfatório, foram produzidos conhecimentos, saberes sobre uma temática urgente na sociedade. E desta forma, comprovando que professores capacitados, podem produzir práticas de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, destacando a importância de serem desenvolvidas mais pesquisas de caráter colaborativo, que auxiliem professores através de momentos formativos e de compartilhamento entre pares a refletirem sobre a própria realidade com base em subsídios teóricos e metodológicos que os ajudem a intervir em suas práticas cotidianas, com vistas no enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Externo à Instituição - FLAVIO CORSINI LIRIO
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Externo à Instituição - RAFAEL FONSECA CASTRO