Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE LIMA SANTOS

DISCENTE: TATIANE LIMA SANTOS
DATA: 19/02/2020
LOCAL: SALA NEB-01

ANÁLISE DAS BASES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS DO DISCURSO LEGITIMADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AMBIENTAIS DO GOVERNO MUNICIPAL DE BELÉM (1993 A 1996).

Políticas Públicas. Educação Ambiental. Ideologia

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as bases político-ideológicas do discurso ambientalista legitimador das políticas públicas educacionais que direcionaram as práticas governamentais da gestão pública do município de Belém no período concernentes aos anos de 1993 a 1996. Acreditamos que a reflexão aqui apresentada possui relevância acadêmica e social, pois ao discutimos a Educação Ambiental na prefeitura de Belém nesse período, é possível estabelecer um campo de reflexão sobre as confluências que a década de 1990 trouxe sobre a EA e que foram estabelecidas no município, sendo marcado de forma histórico-cultural por um campo de interesses de diversos setores (econômico, político, educacional, cultural... ) que vão criar diferentes interpretações sobre o tema ambiente e dessa forma se apropriarem dessas interpretações para interesses pessoais. Para respaldar a discussão proposta sobre EA, políticas públicas e ideologia utilizamos de autores que são referência na área, entre eles: Pedrini (1997); Guimarães (2003); Dias (2004); Carvalho (2008); Alexandre (2012); Layrargues (2013); Layrargues e Lima (2014); Althusser (1980) e Löwy (1988); Souza (2006); Saviani (2007); Dourado (2007). Por se tratar de uma pesquisa documental, utilizamos como instrumento de coleta de dados os discursos dos sujeitos governamentais, presentes nas Mensagens enviadas a Câmara Municipal de Belém pelo então prefeito da época, nos discursos de inaugurações realizados pela então Secretária de Educação, mas especificamente aqueles voltados para demandas ambientais como por exemplo de inauguração da Escola Bosque; a coleção de 7 cadernos intitulados Caminhos da Educação produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Belém no 1993 a 1996, e o PPP da Escola Bosque construído no período de 1996. A pesquisa até o presente momento apontam que o discurso do governo pregava a EA como eixo articulador dos projetos de ensino desenvolvidos pela gestão na ocasião, sendo apresentado dentro das macrotendências ora conservacionista, por pregar apenas o cuidado com a natureza e sua biota, e ora pragmática, por se encontrar dentro das correntes da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e para o termo de Consumo Sustentável. O que deixa a entender que há uma fonte tendência em mistificar os termos das concepções da EA.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Interno - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Externo à Instituição - Marília Andrade Tolares Campos
Notícia cadastrada em: 29/01/2020 13:44