Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS AFONSO FERREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS AFONSO FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 05/03/2020
HORA: 16:00
LOCAL: sala neb 01
TÍTULO:

: Inovação no currículo e nas práticas pedagógicas de professores de Educação Física da Escola de Aplicação da UFPA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação básica. Currículo. Educação física. Inovação pedagógica


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo discutir a inovação na Educação Física escolar a partir da investigação e análise sobre inovação pedagógica no currículo e nas percepções de professores de Educação Física da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) em relação a suas práticas. O lócus de pesquisa compreende o nível de ensino básico da referida instituição federal. Os sujeitos são professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos. Caracteriza-se como estudo de caso, de abordagem qualitativa, abrangendo um percurso metodológico constante de duas fases. Na primeira, analisamos documentos da UFPA e EAUFPA, assim como o perfil curricular de Educação Física da EAUFPA. Com o objetivo de evidenciar como se orientam as duas instituições na perspectiva da inovação, observamos que a UFPA possui como um de seus objetivos institucionais e visão o estímulo à inovação e às práticas inovadoras, necessárias à produção do conhecimento na região amazônica. Enquanto unidade subordinada, a EAUFPA consequentemente destaca a inovação como um dos princípios que orienta as ações educativas almejadas pela escola, de forma histórica. Quanto ao currículo de Educação Física, observa-se certa aspiração inovadora em alguns de seus aspectos constituintes (como a forma de organização curricular por meio de temas geradores), bem como suscita o estímulo docente de busca à inovação pedagógica de suas práticas. Nessa direção, a fase metodológica subsequente compreende pesquisa de campo a ser realizada com professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos da EAUFPA por meio de entrevista semiestruturada. A análise do conteúdo das entrevistas permitirá tecermos argumentações voltadas ao modo como se manifesta os componentes da inovação pedagógica no componente curricular Educação Física dessa escola.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1169258 - ANA CRISTINA PIMENTEL CARNEIRO DE ALMEIDA
Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARTA GENÚ SOARES
Notícia cadastrada em: 27/01/2020 16:21
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1