Banca de DEFESA: NAZARE DO SOCORRO BITENCOURT VIEGAS

DISCENTE: NAZARE DO SOCORRO BITENCOURT VIEGAS
DATA: 18/12/2019
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 1, NEB

HISTÓRIA DA ESCOLA “QUILOMBOLA PROFESSOR BENTO LIMA DE OLIVEIRA”, NO MUNICÍPIO DE MOJU, DE 2007 A 2017.

História das Instituições Escolares, Escola Quilombola, Moju.

ÁREA: Educação

Esta dissertação aborda o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju. Objetiva-se discorrer sobre o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, no período de 2007 a 2017.  Para tanto, contou com as seguintes questões investigativas: De que maneira ocorreu o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, no período de 2007 a 2017? Como se constituiu o processo histórico da escola a partir da fala dos sujeitos que atuaram e atuam na Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira? Que ações os moradores da comunidade quilombola África realizaram durante a luta para ter a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira? A metodologia utilizada é de cunho qualitativo está inserida no campo da História da Educação, mais precisamente no âmbito da História das Instituições Escolares, com a História Oral Temática. Para obtenção dos dados empreendeu-se a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Em seguida, analisou-se as categorias: a) contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação da escola; b) seu processo evolutivo; d) o edifício escolar; c) participação/mobilização/resistência. Dentre os resultados da pesquisa, observou-se que o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, está intrinsecamente ligado a constituição da comunidade África enquanto comunidade Quilombola. É possível afirmar que as motivações de criação, mudança e desenvolvimento ocorridas nesta instituição escolar perpassam pelos movimentos de articulação e de fragmentação que repercutiram nas interações entre os moradores da comunidade quilombola África, alunos, professores, articulações curriculares que são desdobradas pela maior ou menor autonomia e criatividade dos atores que compõem este coletivo  influenciando direta ou indiretamente no meio em que ela está inserida. As perspectivas do presente estudo apontam para o fortalecimento da autonomia da comunidade quilombola no processo de luta por seus direitos e reconhecimento dos quilombolas moradores da comunidade Quilombola África. Deste modo, este trabalho é uma contribuição para a história da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, assim como, para a comunidade quilombola África, pois é um estudo que buscou o processo histórico de criação da escola a partir das narrativas dos moradores mais antigos e que participaram e participam do processo histórico da instituição escolar.

Presidente - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Interno - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
Externo à Instituição - PIEDADE LINO VIDEIRA