Banca de DEFESA: VALDILEIA CARVALHO DA SILVA

DISCENTE: VALDILEIA CARVALHO DA SILVA
DATA: 25/06/2019
LOCAL: SALA 01 NEB

TRABALHO, FORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES INVESTIDOS/DESINVESTIDOS: A avaliação no trabalho docente de egressos do Curso de Pedagogia do Parfor UFPA-Cametá, Pará.

Educação Básica. Trabalho-formação.   Saberes investidos/desinvestidos, avaliação.

ÁREA: Educação

Esta dissertação tem como título Trabalho, Formação e Produção de Saberes investidos/desinvestidos: a avaliação no trabalho docente de egresso do Curso de Pedagogia do PARFOR UFPA-Cametá, PA. Objetiva analisar se os saberes desinvestidos sobre avaliação ministrados no Curso de Pedagogia do PARFOR têm-se relacionado com os saberes investidos em avaliação dos professores egressos da educação básica na perspectiva de uma educação emancipatória. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa, sustentada pelo materialismo histórico-dialético. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos as entrevistas semiestruturadas e análise documental. Para o tratamento dos dados, apoiamo-nos na análise de conteúdo (BARDIN, 2012). Como referenciais teóricos, pautamo-nos em Marx (2008, 2010), Vázquez (1977), Gramsci (1988), Lukács (2013), Schwartz (2009, 2010, 2014), Tardif (2000, 2002), Thompson (1981, 1987a, 1987b, 1987c, 2002), Charlot (2000). O pressuposto evidencia que as articulações formativas pelo PARFOR entre a relação dos saberes investidos com os desinvestidos em avaliação possibilitaram aos professores egressos do PARFOR formação na perspectiva, ora como emancipação, ora como não emancipação. Como resultados, afirmamos que há diferença em avaliar o processo de ensino e aprendizagem nos saberes investidos e desinvestidos dos professores egressos do PARFOR, antes e após o Curso de Pedagogia, pelo fato de os professores produzirem saberes investidos nas relações históricas com o contexto social, e que esses são atravessados pelas dramáticas do uso de si por si mesmo. Antes de obterem o nível superior, esses professores avaliavam seus alunos sem considerar as fases de desenvolvimento da criança, fatores fundamentais do processo avaliativo escolar, porque relacionam diretamente com a seleção dos conteúdos dos alunos, e no aqui e agora percebem que a criança se desenvolve através de fases de desenvolvimento infantil. Evidenciamos ainda que Formação dos professores em avaliação se materializa como práxis criativa nas relações com os saberes investidos e desinvestidos, porque os docentes criam, recriam, propõem, problematizam, produzem, normatizam e renormatizam práticas avaliativas no ambiente escolar, produzem técnicas e saberes para facilitar seu trabalho pedagógico na sala de aula; nos saberes sobre avaliação desenvolvidos no curso de pedagogia do PARFOR, relacionados com os saberes da experiência de avaliação dos professores, há incipiente perspectiva de uma educação emancipatória, de modo que ora avaliam os discentes à luz de uma educação transformadora, ora na concepção da conformação, reforçando a lógica do sistema do capital; os saberes investidos e desinvestidos estão presentes inerentemente no cotidiano de sala de aula do trabalho docente, pois os docentes têm um saber sobre a realidade escolar que possibilita inter-relacionar com os saberes desinvestidos no aqui e agora do trabalho, ampliando, dessa forma, os saberes sobre avaliação do processo ensino e aprendizagem. Há uma relação de intrínseca integração entre os saberes investidos e desinvestidos dos professores, no processo avaliativo e nos procedimentos de ensino e aprendizagem. Apesar das dificuldades de os sujeitos da pesquisa conciliarem a formação com o cotidiano de seus trabalhos, eles produzem formação em que se articulam saberes investidos e desinvestidos, na perspectiva da avaliação que se materializa na integração com suas experiências históricas, ora como emancipação, ora como conformação à lógica do sistema do capital.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA CLARA BUENO FISCHER
Interno - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO