Banca de DEFESA: MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS

DISCENTE: MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
DATA: 08/05/2019
LOCAL: NEB, UFPA

A Formação Inicial para a Escola Básica na Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Campus Belém/UFPA.

Licenciatura em Letras. Formação inicial. Escola Básica. Percepções de estudantes sobre a formação.

ÁREA: Educação

Este estudo versa sobre a formação inicial na licenciatura em Letras – língua portuguesa, na UFPA (campus Belém) e as percepções dos estudantes deste Curso em relação à formação recebida. O objetivo geral consiste em relacionar a formação ofertada no curso de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e as percepções dos discentes do Curso em relação a formação recebida. Especificamente, identificar como o Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Letras – língua portuguesa enfrenta os processos de formação ´para atuação na Escola Básica; e apreender o que os discentes dizem acerca da formação inicial ofertada na UFPA, no curso de licenciatura em Letras – língua portuguesa. Utilizamos as noções conceituais de representação estabelecido por Roger Chartier (1991) e no tocante à formação inicial de professores Bernadete Gatti e Elba Sá Barreto (2009). Os dados levantados, por meio de aplicações de questionários aos discentes do curso em questão, estão categorizados em conformidade com Laurence Bardin (2016), a partir da análise de conteúdo. Concluímos que a formação ofertada no curso de licenciatura em Letras – língua portuguesa, na UFPA, requer maior investimento no saber didático-pedagógico pela instituição e, por conseguinte, em relação aos que formam, e aos futuros formadores de crianças e adolescentes e no trato com a diversidade que possibilitem ao estudante do curso de Letras o enfrentamento para atuação na Escola Básica, como adianta a literatura especializada sobre o assunto.

Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Interno - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Externo à Instituição - LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO
Notícia cadastrada em: 24/04/2019 15:15