Banca de DEFESA: MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS

DISCENTE: MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
DATA: 08/05/2019
LOCAL: NEB, UFPA

ENTRE A ESCOLA BÁSICA E A LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA, Campus Belém/UFPA

Escola Básica. Formação inicial de professores. Licenciatura em Letras. Representações de estudantes.

ÁREA: Educação

Este estudo versa sobre a representação dos estudantes do Curso de Formação de professores língua portuguesa da Universidade Federal do Pará/ campus/Belém em relação à preparação para Escola Básica, em 2018. O objetivo geral consiste em relacionar a formação ofertada no curso de licenciatura em letras – língua portuguesa, na UFPA (campus Belém) e as representações dos discentes do Curso. Especificamente, identificar como o Projeto Político Pedagógico do curso de licenciatura em letras – língua portuguesa enfrenta as demandas advindas da Escola Básica; e apreender o que os discentes dizem acerca da formação inicial ofertada na UFPA, no curso de licenciatura em letras – língua portuguesa. Utilizamos as noções conceituais de Pierre Bourdieu (1983), em relação aos conceitos de campo e habitus e conceito de representação estabelecido por Roger Chartier (1991) e no tocante à formação inicial de professores Bernadete Gatti, Marli André e Elba Sá Barreto (2009). Os dados levantados por meio de aplicações de questionários aos discentes do curso em questão, estão categorizados em conformidade com Laurence Bardin (2016), a partir da análise de conteúdo. Concluímos que a formação ofertada no curso de licenciatura em letras – língua portuguesa, na UFPA, requer mais investimentos de cunho na dimensão pedagógica, interdisciplinar e no trato com a diferença que possibilite o estudante do curso de Letras o enfrentamento das demandas da escola como adianta a literatura especializada sobre o assunto.

Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Interno - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Externo à Instituição - LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO
Notícia cadastrada em: 23/04/2019 16:13