Banca de DEFESA: ELIEZER ANDRADE DE ABREU

DISCENTE: ELIEZER ANDRADE DE ABREU
DATA: 06/05/2019
LOCAL: NEB, UFPA

A promoção da Aprendizagem Colaborativa no Ensino de Geografia em Escolas de Ensino Médio do Município de Salinópolis – Pará

Aprendizagem Colaborativa; Ensino de Geografia; Pesquisa Colaborativa.

ÁREA: Educação

A presente dissertação tem como proposta de investigação apresentar a temática da Aprendizagem Colaborativa enquanto uma nova abordagem de ensino voltada para a educação básica. Em suas bases conceituais, tal abordagem configura-se como uma forma de se construir o conhecimento, por meio do trabalho em grupo, mediado pela troca de informações entre os sujeitos envolvidos no processo. Deste modo, definimos como objeto de estudo: “A promoção da aprendizagem colaborativa no ensino de geografia em escolas de ensino médio do município de Salinópolis – Pará”. Nesse sentido, esta pesquisa se desenvolveu fundamentada nas seguintes questões de investigação: 1). A partir da implementação da pesquisa colaborativa na escola, que ações foram criadas pelos atores envolvidos para implementar-se a aprendizagem colaborativa no ensino de geografia? 2). Que mudanças as ações implementadas durante a pesquisa colaborativa geraram no ensino de geografia nas escolas pesquisadas? 3). Quais as perspectivas de sustentabilidade do ensino de geografia por meio da aprendizagem colaborativa nas escolas participantes da pesquisa? Para tal, definimos como objetivo central analisar que ações foram criadas pelos atores envolvidos para implementar-se a aprendizagem colaborativa no ensino de geografia nas escolas de ensino médio de Salinópolis/PA. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, por meio da pesquisa colaborativa, utilizando como técnica de coleta de dados a observação participante e o grupo focal. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Em nossa análise, observamos que as ações geradas a partir do empoderamento dos sujeitos envolvidos mediante aos processos de formação continuada resultaram em novas práticas docentes, em novas formas de se organizar o espaço de sala e na integração entre alunos e professores. A implementação da pesquisa colaborativa representou não somente a aproximação entre a universidade e a escola, mas uma eficaz alternativa às abordagens tradicionais de ensino e às práticas educacionais habituais e excludentes. Assim, as representações sobre a aprendizagem colaborativa no ensino de geografia se mostram como uma ferramenta potencial para a construção e efetivação de novas práticas de ensino e pesquisa, mediadas pelo trabalho em grupo. Esta investigação vincula-se ao campo temático da linha de pesquisa – Currículo da Educação Básica.

Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - TIAGO VELOSO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 10/04/2019 16:07