Banca de QUALIFICAÇÃO: ILDENE FREITAS DA SILVA MOTA

DISCENTE: ILDENE FREITAS DA SILVA MOTA
DATA: 29/03/2019
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 2, NPI.

CURRÍCULO PRESCRITO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TRÊS VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Currículo. Língua Portuguesa. BNCC. Linguagem.

ÁREA: Educação

Este trabalho é parte da dissertação de mestrado que está sendo construída para o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará (PPEB/UFPA), na linha de Currículo e Escola Básica. A presente pesquisa se move no campo dos estudos sobre currículo, considerando aqui o currículo prescrito, tendo como objeto de investigação as prescrições curriculares para a Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental contidas nas três versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, intentamos, através da Pesquisa Documental (MARCONI e LAKATOS, 2003; LAVILLE e DIONNE, 1999) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977; TRIVIÑOS (1987; FRANCO, 2012), fazer uma análise comparativa que nos permita identificar avanços, retrocessos e permanências no currículo prescrito para a Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental, a fim de desvelar os conhecimentos considerados válidos que passarão a nortear seu ensino em sala de aula. Partindo do entendimento que tais conhecimentos são resultados de uma tradição seletiva que estabelece de forma impositiva (ainda que consideremos os contextos de influência) a perspectiva dos grupos que detêm o poder e, portanto, atuam na reprodução da ideologia e cultura dominantes reforçando as desigualdades sociais existentes. Num primeiro momento, trazemos uma abordagem sobre a historicidade da disciplina escolar Língua Portuguesa destacando a sua importância para a formação cidadã a partir de concepções de cidadania (cidadania de fato) e linguagem (interacionista) que se alinham para a construção coletiva do projeto de emancipação humana proposto pela pedagogia crítico-social dos conteúdos. Posteriormente, discutiremos o currículo para o componente Língua Portuguesa na BNCC com foco para os conhecimentos selecionados, as dimensões da língua materna que foram valorizadas nas três versões da BNCC e as dimensões que perderam importância na versão aprovada. Abordaremos, desse modo, o currículo a partir da concepção crítica de currículo embasada por Sacristán (2017) e Apple (2006; 2001). Assim, a pesquisa é de abordagem qualitativa e pretende contribuir cumulativamente com as discussões em torno de um currículo nacional. Por fim, analisaremos o currículo prescrito para o componente Língua Portuguesa na BNCC.

Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
Externo à Instituição - TÂNIA MARA REZENDE MACHADO
Notícia cadastrada em: 19/03/2019 17:30