Banca de QUALIFICAÇÃO: LYANNY ARAUJO FRANCÊS

DATA: 20/03/2019
LOCAL: sala 02 NPI

A ESCOLA PELO OLHAR DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA

Infância. Sociologia da Infância. Criança com deficiência. Experiências infantis.

ÁREA: Educação

No contexto da inclusão de alunos com deficiência, muitas são as pesquisas que se propõem a discutir a inclusão escolar com foco nas práticas e nas políticas e, com tal enfoque, assumem como protagonistas desse processo professores, gestores e demais agentes que se apresentam como interlocutores dessa experiência, abnegando responder as questões a partir das manifestações próprias da criança com deficiência. Ancorada na Sociologia da Infância – ciência que compreende que a criança produz suas próprias culturas, esta pesquisa visa a discutir a escola no contexto da inclusão, a partir dos sentidos e significados atribuídos pela criança com deficiência às experiências que ela vivencia. Para tanto, adotamos como principais referenciais teóricos autores que discutem a criança enquanto sujeito competente e protagonista de sua história, dentre eles: Corsaro (2005, 2009, 2011); James e Prout (1997); Prout (2010); Sarmento (2004, 2005, 2008, 2011, 2013); Sirota (2001), além de outros estudiosos em pesquisas com crianças. Diante disso, esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão de investigação: que sentidos e significados são atribuídos pela criança com deficiência às experiências que vivencia nos espaços-tempos da escola regular? Delimitou-se como objetivo central desta investigação: compreender os sentidos e os significados atribuídos pela criança com deficiência às experiências que vivencia nos espaços-tempos da escola regular. Para alcançar os objetivos e responder ao problema de investigação, esta pesquisa vem sendo desenvolvida em uma abordagem qualitativa, utilizando instrumentos metodológicos do estudo etnográfico, em uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Belém/PA, tendo como sujeito de investigação uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), matriculado na Educação Infantil. No que concerne às técnicas, os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante e os desenhos comentados e para o registro – o diário de campo. Quanto ao tratamento de dados e à análise, empregou-se como técnica a análise de conteúdo e unidades temáticas. O referido estudo nos possibilita trazer a voz da criança com deficiência em suas múltiplas e diversificadas formas de expressão, desvendar o que ela pensa e identificar o modo como significa e dá sentindo às experiências vividas nos espaços-tempos escolares. A pesquisa também suscita reflexões acerca da infância, das singularidades infantis e sobre a importância de ouvir a criança, uma vez que elas tem muito a dizer e a contribuir para a construção de um ambiente educativo mais congruente às suas necessidades.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Interno - 1152848 - CELITA MARIA PAES DE SOUSA
Externo à Instituição - MARCIA DENISE PLETSCH
Notícia cadastrada em: 19/03/2019 14:48