Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIENE BRITO PASSOS

DISCENTE: ELIENE BRITO PASSOS
DATA: 25/03/2019
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 2, NPI.

PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM COMO FOCO DA GESTÃO

Políticas públicas. Gestão democrática. Educação Integral. Programa Novo Mais Educação.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa objetiva analisar o papel da gestão escolar no processo de implantação e implementação do PNME na EEFM “Marambaia” no município de Belém/Pa. O PNME foi instituído através da Portaria Interministerial nº 1.144 de 10 de outubro de 2016, cuja proposta é melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, com a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais, no turno ou contraturno. A pesquisa de campo possui uma grande relevância para esta pesquisa, por entendermos que somente a pesquisa in loco nos fornecerá elementos para uma melhor compreensão do objeto de estudo, pois é lá que o PNME se materializa enquanto política pública. Para tanto privilegiamos a abordagem qualitativa, que vai nos permitir uma investigação mais ampla e detalhada acerca do objeto de estudo. Já a metodologia adotada será o Estudo de Caso e o procedimento metodológico adotado para a pesquisa de campo será a entrevista semiestruturada que permiti a interação entre pesquisador e entrevistado, como também a obtenção de descrições detalhadas sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo programa e quais medidas vem sendo tomadas pela gestão da escola a partir dos resultados obtidos na instituição. O campo teórico apresenta embasamento da gestão, das políticas públicas e da educação integral. Portanto a pesquisa traz autores como: Triviños (1987), Minayo (1994), Benno Sander (2005), Lück (2015), Gadotti (2009), Cavaliere (2002), Coelho (2009), Gadotti, Maurício (2009), Mool (2012), Paro (2009), dentre outros.

Presidente - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EDNA CRISTINA DO PRADO
Notícia cadastrada em: 18/03/2019 09:12