Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLE DAMASCENO DA SILVA DE SOUZA

DISCENTE: GISELLE DAMASCENO DA SILVA DE SOUZA
DATA: 02/04/2019
LOCAL: NEB, UFPA

O programa PROFUNCIONÁRIO e a formação profissional dos funcionários de escolas básicas no Município de Tucuruí/PA.

Profuncionário. Profissionais da educação. Identidade Profissional.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa tem como finalidade analisar como se deu a execução do Profuncionário na formação dos funcionários não-docentes da escola básica, no Município de Tucuruí/PA. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se verificar como os profissionais da educação básica estão organizados na estrutura escolar; identificar as concepções sociológicas que estão presentes na construção de identidade profissional, por meio do Profuncionário e verificar qual a compreensão dos egressos sobre a proposta do Programa. Do ponto de vista metodológico, o estudo do objeto a ser investigado será realizado por meio da abordagem qualitativa, sob a perspectiva do materialismo histórico dialético, que proporcionará o conhecimento acerca do processo pelo qual os funcionários que participaram das turmas do Profuncionário, em Tucuruí, experimentaram. A fonte de coleta de dados são os documentos oficiais que tratam sobre o Programa e os funcionários de escola e, também, os produzidos durante a execução do curso, principalmente os memoriais elaborados pelos egressos. A pesquisa será apresentada em três seções: a primeira abordará os conceitos relativos aos funcionários de escola e sua identidade profissional, apresentará a categorização dos profissionais da educação, o Programa Profuncionário e a contribuição da sociologia das profissões para a construção da identidade profissional destes sujeitos. Na segunda seção, demonstraremos os resultados da pesquisa com os dados coletados, sobre a caracterização do município de Tucuruí, a proposta e a execução do processo de formação do Profuncionário na região. E por fim, na terceira seção, apresentaremos as possibilidades analíticas sobre o processo de formação pelo qual os sujeitos da pesquisa passaram.

Externo à Instituição - FERNANDO SELMAR DA ROCHA FIDALGO
Interno - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Presidente - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 13/03/2019 17:40