Banca de QUALIFICAÇÃO: RADANES AURELIO LIMA VALE

DISCENTE: RADANES AURELIO LIMA VALE
DATA: 29/03/2019
LOCAL: SALA 01 NPI

A (In) Visibilidade Dos Povos Indígenas nas Escolas Básica Frente à Lei Nº 11645/2008.

representações; Currículo; povos indígenas.

ÁREA: Educação

O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma como são representados os povos indígenas no âmbito escolar frente à lei n° 11.645/2008. Para isso, essa pesquisa procurou Entender como o currículo prescrito se relaciona com os currículos que se consubstanciam nas escolas que foram pesquisadas, assim como Compreender as apropriações dos discentes sobre os povos indígenas a partir das relações estabelecidas no cotidiano escolar. Entendo como fundamental para este, a questão da formação inicial e continuada dos docentes que estão envolvidos na concretização dos currículos, uma vez que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos professores preconizam, entre diversas situações, o cumprimento das legislações concernente à valorização da diversidade étnico-racial, concebida por esta legislação como fundamental para a melhoria e democratização do ensino (Brasil 2015).

Essa dissertação será encaminhada por meio da Etnografia Escolar, com aporte teórico em Marli André (2011), Para tentar entender as operações e os mecanismos de dominação e de resistência, de opressão e de contestação ao mesmo tempo em que são veiculados e reelaborados conhecimentos, atitudes, valore, crença, modos de ver e de sentir a realidade e o mundo (André, 2011 p. 41). Para o trato com o conceito de representação será utilizado a concepção de Henri Lefebvre (1983). Para este, as representações se consubstanciam entre o vivido e o concebido, este diz respeito à idealização e o discurso sobre determinado conhecimento a ser criado e reproduzido, já aquele fala sobre a vivencia particular de cada sujeito e pela vivencia coletiva e suas práticas num determinado contexto.

Externo à Instituição - ERINALDO VICENTE CAVALCANTI
Presidente - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Interno - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 08/03/2019 14:40