Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA HAGE

DISCENTE: ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA HAGE
DATA: 27/03/2019
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 1, NPI.

EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: CAMINHOS TRILHADO NA ESCOLA BOSQUE NA ILHA DE CARATATEURA (PA)

Educação Integral. Tempo Integral. Educação Básica

ÁREA: Educação

Nos últimos anos, o debate sobre a educação integral e(m) tempo integral tem novamente ganhado centralidade na esfera educacional. Tanto na prática pedagógica como na pesquisa educacional, um campo aberto a discussões. Diferentes dispositivos legais contribuíram para isso, cujo marco inicial foi a Constituição Federal de 1988, culminando no Plano Nacional de Educação para o decênio 2014-2024, que estabelece na meta 6 a ampliação da jornada escolar. Este trabalho é resultado dos estudos realizados na escola pública “Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira”, tendo como objetivo geral analisar o processo de institucionalização e implementação da educação integral e(m) tempo integral na Escola Bosque na Ilha de Caratateua (PA), no período de 1996 à 2016. O referencial teórico foi constituído com base nos autores Cavaliere (2009), Coelho (2002), Pestana (2012) que contribuíram para a fundamentação do tema estudado. No que se refere a metodologia desta investigação, a pesquisa caracteriza-se como sendo explicativa de abordagem qualitativa, realizada através do estudo de caso, cujo os métodos trabalhados serão pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, com análise de entrevistas.

Externo à Instituição - EDNACELÍ ABREU DAMASCENO
Presidente - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Notícia cadastrada em: 07/03/2019 15:01