Banca de QUALIFICAÇÃO: ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA

DISCENTE: ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA
DATA: 25/03/2019
LOCAL: NEB, UFPA

Escola de Educação Básica em Tempo Integral: a experiência do munícipio de Moju no Estado do Pará

Educação Integral. Tempo Integral. Escola de Tempo Integral. Políticas de Educação Integral.

ÁREA: Educação

A pesquisa dissertativa que tem como título: “A Escola de Tempo Integral: A experiência do Munícipio de Moju no Estado do Pará”, foi desenvolvida objetivando Analisar o processo de implantação do tempo integral na escola, a organização do seu tempo e o seu espaço, de acordo com o contexto, e as relações que estabelece com a comunidade na qual está inserida e com os outros órgãos do município. Por essa incursão, esta investigação ocorreu mediante a problemática: Como se deu o processo de implantação do tempo integral na escola, a organização do seu tempo e o seu espaço e as relações que estabelece com a comunidade na qual está inserida e com os outros órgãos do município? Desse modo, este trabalho está embasado na metodologia de pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso. Para tanto, utilizou-se da revisão bibliográfica para selecionar a literatura e documentos pertinente para subsidiar a discussão teórica e o trabalho empírico de coleta de dados através da realização de entrevista semiestruturada. Com base nos estudos do aporte teórico de autores como Cavaliere, Coelho e Teixeira, preliminarmente é que a escola de tempo integral é uma proposta de ensino que vem sendo construída historicamente no contexto dos movimentos educacionais, mas que na atualidade ela passa a fazer parte das políticas de estado como ação indutiva do governo por meio das políticas educacionais. Entretanto, no município de Moju a experiência da criação do Centro de Educação Básica em Tempo Integral Oton Gomes de Lima em 2008, transgrediu a prática executada pelo estado e começou uma proposta de tempo integral diferenciada, desligada dos programas de indução, chegando a se tornar uma escola de referência para a experiência de tempo integral no Estado do Pará.

Externo à Instituição - EDNA CRISTINA DO PRADO
Presidente - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 07/03/2019 13:18