Banca de QUALIFICAÇÃO: ADA LARISSA CALIX FLORES

DISCENTE: ADA LARISSA CALIX FLORES
DATA: 01/04/2019
LOCAL: sala 02 NPI

OS PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E DE GESTÃO ESCOLAR E A QUALIDADE DO ENSINO: um estudo em educação comparada entre Brasil e Honduras.

educação básica, administração Educativa, qualidade da educação, educação comparada.

ÁREA: Educação

Este trabalho, ainda em andamento, apresenta um estudo sobre o desenvolvimento de processos de gestão educacional com base no que está previsto nas leis educacionais do Brasil e de Honduras; com o objetivo principal de analisar, comparativamente, em que se assemelham e diferenciam os processos de administração da educação básica e qualidade do ensino previstos para o sistema educacional de Honduras e do Brasil. E como objetivos específicos: discutir as concepções da Educação Básica e a qualidade da educação assumidos pelos sistemas do ensino no Brasil e Honduras, categorizando os processos administrativos que contribuem para qualidade da educação; identificar diretrizes estabelecidas pelos órgãos administrativos centrais da educação brasileira e hondurenha, para o desenvolvimento dos processos de administração; e, verificar as aproximações e os distanciamentos entre as legislações da Educação Básica do Brasil e de Honduras. O desenvolvimento deste trabalho tem sido pautado na abordagem qualitativa, fazendo uso da educação comparada como um tipo de pesquisa; a revisão bibliográfica e pesquisa documental foram adotados como procedimento de coleta de dados; sobre documentos oficiais como: Constituição da República de Honduras (1982), a Lei Fundamental de Educação de Honduras e seus regulamentos (2012), Constituição da República Federativa do Brasil (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil (1996), somando outros documentos legais específicos de cada país (Brasil-Honduras), relatórios de instituições internacionais como a UNESCO, UNICEF, CEPAL, entre outros; à luz das contribuições teóricas das análises de Paro (2015), Dourado e Oliveira (2009), Aguirrez (2012), Godoy (1995), Bereday (1972), Hans (1971), Bray (2015), Hitt, Black, Porter (2006), que estão sendo referências usadas em várias investigações, que destacam a importância das políticas educacionais, processos de administração, qualidade educacional e relevância dos estudos em educação comparada. Nesta pesquisa, ficara evidente fundamentos e principais características da educação comparada tendo como referência os estudos feitos nos países de América Latina e também os processos administrativos que faz uso nos dois países e sua influência na qualidade da educação em seus sistemas educacionais, aproximações e distanciamentos a partir do exposto na lei geral de país e as leis educativas e dos dados de fluxo e desempenho escolar.

Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RENÉ ANTÓNIO NOÉ MARTINEZ
Notícia cadastrada em: 28/02/2019 15:59