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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEANE DE NAZARÉ LUZ GUIMARAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEANE DE NAZARÉ LUZ GUIMARAES
DATA: 25/03/2019
HORA: 10:00
LOCAL: NEB, UFPA
TÍTULO:

O CURRÍCULO PRESCRITO PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Currículo. Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho trata do currículo prescrito para o Ensino Médio Brasileiro e tem como objetivo geral, compreender as disputas em torno do currículo prescrito para o ensino médio ocorrido durante a elaboração da Base Nacional Curricular Comum – BNCC. O referido trabalho tem em sua base teórica de sustentação autores como: Sacristán (2000, 2006, 2013), Lopes e Macedo (2004, 2005, 2011), Lopes (2004, 2011), Moreira e Silva (2011), Macedo (2017), Silva (2005) Stephen Ball (2004). Respeitados as singularidades desses autores, todos eles convergem para a discussão da ideia de currículo numa perspectiva crítica, como um constructo social, cultural e político que se desenvolve a partir de relações de poder, sem neutralidade e marcado por intencionalidades dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental com base nas formulações teóricas de Lüdke e André (1986) e Trivinos (1997). O tratamento dos dados será feito a partir da análise do conteúdo de Maria Laura Franco (2012) e Laurence Bardin (1979; 2006). Essa técnica é considerada por muitos autores como a mais elaborada e de mais prestígio no campo da pesquisa documental. Nessa perspectiva metodológica, a Base Nacional Comum Curricular constitui-se a fonte precípua de pesquisa, numa análise comparativa dos três documentos que são oriundos da política curricular vigente no País. Espera-se ao final deste estudo, ainda em construção, demonstrar que o currículo não pode ser percebido senão como um território em disputa constante por diferentes grupos de sujeitos. No que concerne ao processo de elaboração da BNCC para o ensino médio, enquanto currículo prescrito é objetivo deste estudo compreender as concepções de Ensino Médio em disputa; os fundamentos pedagógicos adotados nas versões da BNCC; a organização curricular proposto nas versões da BNCC.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 1152667 - JOSENILDA MARIA MAUES DA SILVA
Externo à Instituição - MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 28/02/2019 14:21
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