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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIONE DINIZ NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCIONE DINIZ NEVES
DATA: 28/03/2019
HORA: 15:00
LOCAL: NEB, UFPA
TÍTULO:

A GESTÃO IMPLEMENTADA PELO PROJETO JOVEM DO FUTURO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE BELÉM DO PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Médio; Relação Público-Privada; Projeto Jovem de Futuro; Gestão Escolar.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo bibliográfico qualitativo que objetiva analisar as concepções que orientam a gestão do Projeto Jovem de Futuro: gestão para resultados, e suas implicações para o Ensino Médio Público na Rede Estadual de Belém do Pará, no âmbito da parceria entre o público representado pelo governo do Estado do Pará, viabilizado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC, e o privado representado pelo Instituto Unibanco (IU), em Belém do Pará. O Instituto Unibanco caracteriza-se como uma instituição do Terceiro Setor e integra o Movimento Todos pela Educação, organizado a partir do empresariado brasileiro; assim este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Gestão e Organização do Trabalho Pedagógica na Escola Básica, e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se de uma metodologia de pesquisa, em sua primeira fase, documental-bibliográfica e para isso realizamos uma revisão da literatura sobre o tema e objeto de estudo, buscando em periódicos, bibliotecas virtuais, no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma agência do governo vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados do país, tomando como referencias os autores clássicos e indicados nas literaturas. O estudo traz como aporte teórico: Althusser (1970), Antunes (2017), Cury (1985, 1992), Imbernon (2000), Kosik (1976), Libâneo (2000, 2015, 2017), Chauí (2000); Snyders (2005), Vieira (2007), Marx (2009, 2009; 2010), Mészaros (2011; 2012), Thiollent (1987), Vásquez (2011); enquanto subsídios utilizados para a compreensão das implicações do Projeto Jovem de Futuro na gestão das escolas do ensino médio até aqui identificadas. Durante a busca no acervo sobre o texto do Programa Jovem do Futuro, associados à Gestão e/ou Gestão para resultados, gerou mais de um milhão, somente após usarmos o termo “jovem de futuro” usando aspas e colocando o conectivo de que foi possível um refinamento significativo, apresentando 28 resultados somente no repositório da CAPES sem haver necessidade de refinar local e período. Vimos a necessidade de pesquisar no repositório especifico também da UFPA, para confrontar com outros trabalhos que poderiam abordar também a temática, assim ao se buscar através do mesmo termo “jovem de futuro”, identificamos 10 publicações, entretanto apenas uma afinidade com o tema, as quais nos possibilitaram concluir esta análise até este presente momento da pesquisa que o Programa Jovem de Futuro emprega a lógica de mercantilização da educação nas escolas públicas de ensino médio, e induz a responsabilização das escolas pelos resultados, que incorporam alterações nas suas propostas didático-pedagógicas, comprometendo assim, a autonomia da gestão escolar e fere o princípio da gestão democrática como assenta a Constituição Federal ( BRASIL, 1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 9394/96).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Externo à Instituição - JUSTINO DE SOUSA JUNIOR
Presidente - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 28/02/2019 12:10
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