Banca de QUALIFICAÇÃO: OSVALDO LUIS MARTINS DE CASTRO

DISCENTE: OSVALDO LUIS MARTINS DE CASTRO
DATA: 25/03/2019
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 1, NPI.

INTEGRAÇÃO/ NÃO INTEGRAÇÃO: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E SEUS DESDOBRAMENTOS NOS MUNDOS DO TRABALHO. UM ESTUDO SOBRE OS EGRESSOS DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO CIEBT/CAMETÁ

Educação Profissional, integração, ensino médio integrado.

ÁREA: Educação

A pesquisa intitulada Integração/não-integração: o ensino médio integrado e seus desdobramentos nos mundos do trabalho. Um estudo sobre os egressos do curso de agropecuária do CIEBT/Cametá, tem como objeto de estudo a percepção da integração/não-integração entre os processos de ensino/aprendizagem escolar e os mundos do trabalho vivenciados pelos alunos egressos do curso de agropecuária do Ensino Médio Integrado – EMI, do Ciebt/Cametá. O interesse em pesquisar tal objeto se justifica pelo fato de o estudo pretendido não abordar o mundo do trabalho apenas a partir de uma visão do capital, mas buscar compreender a integração a partir da vivência do egresso em seu quotidiano. Assim, o estudo se propõe compreender os momentos de construção do conhecimento amalgamado aos mundos do trabalho, não somente ao trabalho decorrente de sua formação profissional, mas também das experiências quotidianas anteriores aos processos educacionais. A compreensão dessa integração se traduz como centralidade do estudo entendendo que deve haver aqui uma integração entre a escola e a vida do sujeito. Pretendemos analisar como se materializa a integração / não-integração entre os processos formativos escolares e as experiências dos mundos do trabalho, numa perspectiva de luta de classes, dos alunos egressos do curso do ensino médio integrado de agropecuária do CIEBT/Cametá. Na pesquisa, optamos por utilizar a entrevista semi-estruturada por valorizar a presença do investigador, e proporcionar ao informante alcance a liberdade e a espontaneidade necessárias, enriquecendo a investigação. Para a análise dos dados coletados, serão usadas as referências de uma pesquisa qualitativa e de conteúdo, sendo que os dados serão confrontados com o contexto da realidade da qual emergem e com o referencial teórico construído ao longo de todo o trabalho, possibilitando a relação entre as categorias de análise para uma melhor compreensão do objeto de investigação. A totalidade de materiais pesquisados ou coletados serão organizados, analisados e interpretados a luz do materialismo histórico-dialético para a compreensão do contexto/totalidade em que a escola está inserida bem como a compreensão das relações de contradições que são próprias do sistema capitalista.

Presidente - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/02/2019 11:36