Banca de QUALIFICAÇÃO: SINARA BERNARDO DIAS

DISCENTE: SINARA BERNARDO DIAS
DATA: 28/03/2019
LOCAL: sala 02 NPI

Um estudo sobre o lugar das coordenações pedagógicas na educação básica em três escolas paraense

Coordenações pedagógicas. Educação Básica. Intervenção pedagógica.

ÁREA: Educação

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o lugar das coordenações pedagógicas nas ações cotidianas da escola, e como específicos, compreender como esses agentes escolares se relacionam e entendem as relações ligadas ao cotidiano do aluno; entender como a temática das relações raciais é entendida e encaminhada por estes profissionais da escola; e evidenciar as contribuições e fragilidades da formação inicial e continuada destes profissionais. Para tanto, subsidia-se metodologicamente em Laurence Bardin (2010) quanto à análise de conteúdo no tratamento dos dados coletados mecânica e manualmente em entrevista direcionadas por questionário semiestruturado aplicado à quatro coordenadores pedagógicos de três escolas pública localizadas na periferia de Belém-PA. Preliminarmente concluímos que o papel das coordenações pedagógicas de definidoras das políticas educacionais realizadas na escola são reiteradas pelas legislações sobre diversidade, para tanto é fundamental o domínio do aporte teórico da literatura especializada.

Externo à Instituição - LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO
Interno - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 27/02/2019 14:15