Banca de QUALIFICAÇÃO: KELINE DO SOCORRO RODRIGUES DE SOUZA ARAUJO

DISCENTE: KELINE DO SOCORRO RODRIGUES DE SOUZA ARAUJO
DATA: 13/03/2019
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 1, NPI.

Neoliberalismo. Parceria Público-Privado. Programa Ensino Médio Inovador / Jovem de Futuro.

ÁREA: Educação

Este trabalho é uma premissa da proposta de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará, que apresenta como título “A ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR COM O PROJETO JOVEM DE FUTURO COMO EXPRESSÃO DO PROJETO LIBERAL DE EDUCAÇÃO”. Objetiva-se com esse trabalho analisar como o ProEMI/JF busca introduzir a lógica do capitalismo nas escolas públicas estaduais do ensino médio, com base no estudo da relação estabelecida entre público e o privado no Brasil. Com relação aos objetivos específicos pretende-se inferir se os organismos internacionais influenciaram na proposta de Reforma do Estado brasileiro na década de 1990; analisar a política de Parceria Público-Privado como interferência na Educação Pública; contextualizar o ProEMI/Jovem do Futuro no contexto da parceria público-privado e identificar se a proposta de redesenho curricular preconizada nos documentos que orientam a execução do ProEMI/JF visa atender às necessidades e expectativas dos alunos ou da lógica de mercado. O desenvolvimento do estudo pautou-se numa abordagem qualitativa e nas referências teórico metodológicas do materialismo histórico-dialético. As fontes de dados serão os documentos oficiais do Ministério da Educação, do Instituto Unibanco e da Secretaria de Estado de Educação do Pará, que orientaram a implementação do ProEMI/Jovem de Futuro no período de 2009 a 2014. A partir do estudo realizado, inferimos que a construção de Políticas Públicas Educacionais está imbricada de interesses econômicos, políticos e sociais que são reeditados e desdobrados de acordo com os ditames do grupo que está no poder. Assim, o Estado, ao validar a aplicabilidade de programas, os quais foram criados pelo agente privado, isenta-se da responsabilidade de implementar políticas públicas efetivas, as quais valorizem a escola como uma instituição democrática voltada para a emancipação humana.

Externo à Instituição - MONICA RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 25/02/2019 11:27