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Banca de DEFESA: LIDIA SARGES LOBATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDIA SARGES LOBATO
DATA: 26/02/2019
HORA: 09:30
LOCAL: SALA 01 NPI
TÍTULO:

O currículo e seus efeitos na subjetividade de uma mulher-artesã do miriti


PALAVRAS-CHAVES:

Culturas. Brinquedo de miriti. Gênero. Currículo. Subjetivação.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente texto resulta de uma pesquisa etnográfica desenvolvida durante quatro meses, no ateliê de brinquedo de miriti Rodrigues Pacheco em Abaetetuba, uma cidade típica do interior do Pará, que contagia e encanta o imaginário ribeirinho. Neste cenário, mergulho na história de uma mulher-artesã-chefe, ao encontro das experiências de escolarização e de eventos que subjetivaram. Uma trama de aceitação-negociação-resistência entrelaçada pelos aportes teóricos dos Estudos Culturais, dos Estudos de Gênero e dos Estudos Curriculares, com Hobsbawm (1984), Williams (1979, 1992), Scott (1995), (1999), Louro (1997, 2000, 2004, 2016), Butler (2003), Perrot (1998, 2008), Silva (1995, 2004), Loureiro (2000, 2016), dentre outros. A decisão metodológica seguiu a trilha etnográfica com James Clifford (1998, 2016). Neste trabalho, busco interpretar as experiências na esfera pública – as viagens, os encontros, as trocas, as conversas – e no currículo escolar como eventos que subjetivaram uma mulher que se tornou artesã-chefe de um ateliê. O currículo é aqui entendido como um dos mecanismos de produção de subjetividade. O campo de pesquisa permitiu experimentar o fazer etnográfico, e por meio de observação participante, de conversações, e de captura de imagens, foi possível constatar, mesmo provisoriamente, que: a artesã conhecida popularmente como Dona Pacheco atravessa muitas fronteiras: as fronteiras entre o espaço privado e público, as fronteiras de gênero, borrando a tradição do brinquedo de miriti, ancorada na crença de que existe trabalho bruto e trabalho leve; assim fazendo, dilui binarismos, reinventando-a, a partir da experiência com a diferença no interior do ateliê, o que tenciona a heterossexualidade compulsória. Os conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática se materializam no ateliê: na organização, no planejamento, nas negociações de encomendas, no controle da produção dos brinquedos de miriti, na iniciativa de liderança, e na desenvoltura com o público. Assim, o currículo escolar é central nas experiências de Dona Pacheco, pois este mobiliza uma gigantesca fábrica de subjetividades serializadas. Contudo, a artesã consegue se reapropriar dos conhecimentos e das subjetividades sugeridas pelo currículo, criando aquilo que Guattari (1996) chama de processos de singularização; por fim, as experiências na esfera pública e as experiências com o currículo escolar afetaram sua subjetividade, transformando seu corpo e mente


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA MARIA RIBEIRO
Presidente - 2202745 - JOYCE OTANIA SEIXAS RIBEIRO
Interno - 684.763.292-53 - WLADIRSON RONNY DA SILVA CARDOSO - UFPA
Notícia cadastrada em: 04/02/2019 12:11
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