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Banca de DEFESA: NILCINETE DA SILVA CORREA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILCINETE DA SILVA CORREA
DATA: 22/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 01 NPI
TÍTULO:

AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (ANA): DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRBALHO PEDAGÓGICO NO CICLO ALFABETIZADOR NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).Ciclo alfabetizador. Organização do trabalho pedagógico.

 


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho apresenta como objeto de estudo as implicações dos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) na organização do trabalho pedagógico no ciclo alfabetizador, procurando desvelar as concepções e práticas dos sujeitos que o organizam, gestores, coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores. Identifica a concepção de alfabetização, que atualmente orienta a política educacional brasileira no ciclo alfabetizador. Caracteriza a gestão pedagógica no âmbito da Educação Básica segundo a política da ANA para compreender suas relações no contexto do trabalho pedagógico. Analisa a organização do trabalho pedagógico no ciclo alfabetizador diante dos resultados da ANA, tendo como referência uma escola da Educação Básica, localizada no município de Abaetetuba-PA. Assim, optamos por uma abordagem qualitativa, que busca interpretar a realidade a partir do significado que as pessoas atribuem ao que falam e fazem. O tipo de pesquisa que mais correspondeu a este objeto de estudo foi estudo de caso. Como procedimento metodológico três passos foram importantes: a revisão bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo, que foi realizada por meio da entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados com base na análise de conteúdo. Através desse processo foi possível apreender da realidade, que existe uma contradição na própria política para alfabetização, orientada pela ANA e pelo PNAIC, o que produz o desalinhamento na organização do trabalho pedagógico na escola, e à medida que os sujeitos não se organizam, de forma a incluir a ANA nos seus projetos pedagógicos, como um ato político, tendencialmente, pelo fato da ANA ser um instrumento de regulação, acaba por desenvolver um trabalho pedagógico voltado a atender aos preceitos da ANA, valorizando uma educação para a alfabetização em uma visão de mercado


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Externo à Instituição - IVANILDO AMARO DE ARAUJO
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 01/02/2019 10:30
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