Banca de DEFESA: REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA

DISCENTE: REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 2, NPI

A Educação Integral em Tempo Integral na escola privada:

Experiências pioneiras na cidade de Belém

Educação Integral. Tempos e Espaços educativos. Escola Privada.

ÁREA: Educação

O presente trabalho apresenta como objeto de estudo a concepção de educação integral em tempo integral, nas experiências pioneiras da escola privada. Analisa o processo de implementação da concepção de educação integral em tempo integral nas experiências pioneiras, na escola da rede privada na cidade de Belém. Identifica as concepções teóricas de educação integral em tempo integral basilares das propostas e das ações adotadas nas escolas básicas brasileiras. Descreve as diferentes modalidades de educação integral em tempo integral experimentadas, nos últimos anos, na escola básica brasileira. Analisa as concepções reveladas nas experiências pioneiras de educação integral em tempo integral na escola da rede privada da cidade de Belém-PA. Para tanto, o projeto de pesquisa se desenvolveu a partir da abordagem qualitativa, utilizou-se da Pesquisa Documental como estratégia de pesquisa e, como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e a análise documental. Buscamos na legislação educacional, os marcos legais que dão amparo ao entendimento e à implementação de projetos educacionais de educação integral na perspectiva do tempo integral. Como principal instrumento de coleta de dado utilizou-se dos documentos das escolas, tais como escritura pública e o estatuto social, regimento escolar, projeto educativo, contrato de prestação dos serviços educacionais e as transcrições de entrevistas. A análise dos dados finais se deu a partir da técnica da análise de conteúdo, pois, buscou confirmar nos documentos as categorias que balizaram o estudo da (as) concepção (ões) de educação integral em tempo integral nas experiências pioneiras. A relevância desse estudo está principalmente na possibilidade de se revelar como se apresentou, inicialmente, nas escolas privadas de nossa cidade, o processo de implementação da proposta educação integral em tempo integral. A investigação indica peculiaridades próprias do processo de implementação da educação integral em tempo integral no cenário das escolas pioneiras, tais como uma concepção de educação integral disseminada era modelo próprio, a infraestrutura física das escolas era diferenciada, os equipamentos escolares adequados a proposta, o planejamento quanto ao uso do tempo e dos espaços era rigoroso, a proposta curricular a integração com base na oferta variada de atividades pedagógicas complementares à formação obrigatória dos alunos, a formação de equipes de professores de tempo integral e a preocupação com à formação continuada dos docentes e demais funcionários.

Interno - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Presidente - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Notícia cadastrada em: 30/01/2019 12:01