Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ROSA PINHEIRO DA SILVA

DISCENTE: ANA ROSA PINHEIRO DA SILVA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: sala 02 NPI

A PROPOSTA EDUCATIVA DA ESCOLA “TOCANTINS” E O MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS (MAB)

Movimentos Sociais. Movimento dos Atingidos por Barragens. Gestão Democrática.

ÁREA: Educação

O presente texto analisa a relação entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a escola “Tocantins” em uma comunidade ribeirinha do município de Tucuruí. A pesquisa de campo foi a opção mais adequada para responder ao seguinte problema: Como se deu a participação do MAB no processo de implementação da escola “Tocantins”, como ela se expressou ao longo dos anos e qual a presença desse movimento na atualidade nos processos de gestão e pedagógicos desse estabelecimento de ensino. Por meio desta é possível investigar o objeto proposto e seu dinamismo in loco. Como instrumentos de investigação utiliza-se o levantamento documental, as entrevistas abertas e observação com uso de fotografia. Estes procedimentos estão pautados na pesquisa qualitativa que permite investigar com riqueza de detalhes os múltiplos aspectos empíricos que circundam o objeto proposto. Com esta investigação pretende-se apreender a dinâmica da configuração dessa relação, bem como sua natureza, construção histórica e desdobramentos no presente. Conclusivamente, o texto aponta que essa relação é fundamental no processo de construção de saberes que permitem aos sujeitos a capacidade de participação e tomada de decisões relacionadas à escola, à política, à democracia e à garantia dos direitos sociais, sobretudo ao da educação para exercício pleno da cidadania.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Interno - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Externo à Instituição - SERGIO ROBERTO MORAES CORREA
Notícia cadastrada em: 29/01/2019 11:00