Notícias

Banca de DEFESA: ERITA EVELIN DA SILVA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERITA EVELIN DA SILVA SILVA
DATA: 27/02/2019
HORA: 08:00
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA 1 NPI
TÍTULO:

Um estudo sobre a formação do professor de história para a escola básica: o curso de licenciatura em história da UFPA, campus Belém (2011-2018)


PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial de professores de história; Escola básica; Saberes da docência.

 


PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação insere-se na temática sobre “Formação de professores”. Busca como objetivo geral, compreender os saberes da docência na formação inicial de professores, no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém, e como objetivos específicos, identificar, com base na literatura especializada (2011-2018), os saberes da docência presentes no campo da formação inicial do professor de história; e relacionar o modo que tais saberes aparecem na legislação nacional docente, nos documentos institucionais e na percepção de parte dos discentes do referido curso. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico as formulações de Pierre Félix Bourdieu (2012) sobre os conceitos de habitus e campo, recorrendo à análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) como suporte metodológico, no que tange à categorização, sistematização e enunciação dos dados. Dentre os resultados, identificou-se a conformação simultânea da ordem de importância do “saber de referência”, do “saber pedagógico” e da “relação teoria e prática” no campo da formação inicial do professor de história. Todavia, a partir dos apontamentos da literatura especializada, depreende-se que há, ainda, permanência do “lugar secundário” ou mesmo “acessório” da formação docente nos cursos de História, com ênfase no “saber de referência” em detrimento do “saber pedagógico”. Quanto à percepção dos discentes, conclui-se que a mesma difere dos encaminhamentos expressos na legislação nacional docente e nos documentos institucionais, pois restringe os saberes da docência ao domínio do “saber de referência”, como preponderante na formação docente para atuar na escola básica.           


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Externo à Instituição - TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 28/01/2019 14:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2