Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO NONATO LEITE DE OLIVEIRA

DISCENTE: RAIMUNDO NONATO LEITE DE OLIVEIRA
DATA: 25/02/2019
LOCAL: sala 02 NPI

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE ESCOLA BÁSICA PÚBLICA EM TERRITÓRIO INSULAR: UM ENFOQUE NA RELAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR

Inovação em Gestão Escolar.

ÁREA: Educação

A escolarização das crianças em espaços ribeirinhos do município de Belém apresenta avanços importantes, mas ainda permanecem muitos entraves estruturais neste processo. A presente dissertação tem como tema a questão das práticas de gestão inovadora em escola básica pública em ilha belenense. Tomou-se como referência empírica para as discussões a Escola Municipal Madalena Travassos, inaugurada em 2011 na rua Santana, Alameda Bacuri s/n, Bairro Paraíso, Distrito Administrativo de Mosqueiro, Município de Belém, estado do Pará, Amazônia, Brasil. O objetivo maior desta dissertação é expor analiticamente a maneira como os gestores e professores desta escola resistiram e inovaram historicamente, e ainda resistem, de modo inovador, ao processo de precarização da referida escola. Com base em pesquisa de campo e referencial teórico-metodológico próprio do materialismo histórico-dialético, com uso de elementos técnicos da etnografia, o texto apresenta os seus aspectos teóricos acerca do conceito de inovação escola na perspectiva de autores Saviani (1980), Veiga (2003), Nogaro e Battestin (2016) dentre outros. A conclusão geral, a que se chegou, foi a de que os gestores e professores da escola demonstraram objetivamente o que se pode entender teoricamente por ação inovadora educacional escolar. Eles efetivaram de maneira planejada suas ações, a partir da problematização da conjuntura local e promoveram o enfretamento de problemas estruturais e complexos na escola e na sociedade, onde os sujeitos educacionais estavam inseridos.

Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Externo ao Programa - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 28/01/2019 11:48