Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEDINEI OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE: CLEDINEI OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 18/02/2019
LOCAL: sala 02 NPI

POLÍTICA PÚBLICA DE NUCLEAÇÃO DE ESCOLAS DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA NOSSA SENHORA APARECIDA NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU/PA

Nucleação; Políticas públicas; Classes multisseriadas.

ÁREA: Educação

A pesquisa intitulada política pública de nucleação de escolas do campo: o caso da escola Nossa Senhora Aparecida no município de Tomé-Açu/PA, tem como objetivo analisar a política pública de nucleação de Escolas do Campo implementada pela Secretaria Municipal de Educação do município de Tomé-Açu/PA, problematizando em que medida, a nucleação contribui para dirimir os entraves e limitações apontados como fatores que causam o baixo rendimento da aprendizagem dos alunos nas unidades de organizadas em classes multisseriadas. Recorreu-se ao materialismo histórico dialético como o enfoque metodológico. Os matérias e métodos definidos para a realização da pesquisa, têm como o subsídio abordagem qualitativa a partir de um caso específico da região Amazônica, alinhada à pesquisas de campo com a utilização de entrevistas semiestruturadas e observação. Para a análise de dados serão utilizados documentos como proposta pedagógica da escola, livros de ocorrência e projeto de nucleação da Secretaria Municipal de Educação. O embasamento teórico desta pesquisa tem em pauta autores como Triviños (1987), Kosik (1976), Marx (2011), Hage (2015), Molina (2012), Frigotto (1994), Carmo (2016) e Vasconcelos (1993). Inicialmente apresenta-se discussão teórica sobre políticas públicas no contexto da educação, em seguida discorremos sobre a nucleação em uma perspectiva teórica, expondo como essa política se instalou no contexto da educação brasileira e finalmente discute-se sobre os objetivos e intencionalidades da política de nucleação.

Externo à Instituição - JOAO COLARES DA MOTA NETO
Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 28/01/2019 11:40