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Banca de DEFESA: MARCELO RIBEIRO DE MESQUITA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO RIBEIRO DE MESQUITA
DATA: 11/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 01 NPI
TÍTULO:

Acelerar para disciplinar? – problematizações dos dispositivos curriculares do projeto Mundiar-Pa


PALAVRAS-CHAVES:

Projetos de aceleração; aluno problema; Currículo Mundiado, Governamentalidade.


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A crescente preocupação política com relação ao aluno em distorção idade x série no Brasil aliado a ampliação de projetos que visam corrigir esse fluxo foram os balizamentos que ensejaram a presente pesquisa que tem como finalidade problematizar os processos de subjetivação operacionalizados por currículos acelerados e seus efeitos no governo das condutas dos alunos urdidos nesta trama e nas práticas discursivas escolares que os cunham como problemas que necessitam ser disciplinados no âmbito da educação básica do Estado do Pará.  Para tanto centralizo esforços na análise das práticas curriculares do projeto MUNDIAR criado em 2015 pela rede estadual de ensino do Estado do Pará. Tal projeto insere-se na política de Governo denominada de Pacto Pela Educação do Pará que é reflexo dos resultados alcançados pelo Estado nas avaliações nacionais que o evidenciam como um dos piores ensinos do Brasil. Espreito a vida desses infames do sistema educativo para compreender os discursos que produzem o aluno fracassado proveniente de uma produção cotidiana envolvendo diversas relações de poder. Diante disso, o questionamento que orientou essa investigação foi como operam os dispositivos curriculares do Projeto Mundiar na correção do fluxo escolar e seus efeitos na subjetividade dos alunos atendidos? E os objetivos convergiram no sentido de investigar os modos de subjetivação do currículo Mundiado e investigar os saberes-poderes que possibilitaram a invenção do aluno em distorção idade x série. Metodologicamente o estudo situa-se no campo da Diferença em Educação com inspiração no pensamento de Foucault e a sua “caixa de ferramentas” com conceitos de discursos, biopolítica, governamentalidade, dispositivo e a genealogia do sujeito cujo material empírico consistiu nos documentos que emergiram o Mundiar e a Etnografia da escola pesquisada com as relações de poder e resistência que ali se mostraram. Os resultados apontam que aluno em distorção idade x série é uma invenção da escola moderna e que está intrinsicamente ligada a governamentalidade Neoliberal de controle dos desajustados e/ou ociosos, sendo necessária uma intervenção política para governos dessas condutas que no Brasil tem se dado a partir dos projetos de aceleração da aprendizagem. O aluno Mundiado que está entrelaçado nas teias desse currículo, todavia demonstra que existem linhas de fuga para além do que está prescrito de um pelas forças neoliberais individualistas e buscando as linhas de força de um governo de si preocupado com os outros


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMERSON JOSE SENA DA SILVEIRA
Interno - 480.361.613-20 - MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR - UEPA
Presidente - 684.763.292-53 - WLADIRSON RONNY DA SILVA CARDOSO - UFPA
Notícia cadastrada em: 16/01/2019 15:28
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