Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA DA COSTA FERREIRA AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA DA COSTA FERREIRA AMORIM
DATA: 08/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: NEB - UFPA
TÍTULO:

AS PARTICULARIDADES DA CRIANÇA ANANI NA PRÁTICA CURRICULAR: reflexões em narrativas docentes


PALAVRAS-CHAVES:

Crianças; Currículos de Educação Infantil; Práticas Curriculares; Educação Ambiental


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

A presente dissertação traz um estudo sobre como os professores reconhecem as particularidades e especificidades culturais das crianças no processo de construção das práticas curriculares na Escola Ecológica Municipal Ana Maria da Silva Souza, localizada no município de Ananindeua. Para sua concretização, participaram 6 professores da Educação Infantil. As principais referências para o estudo foram de Apple (2017), Connelly, Clanddinin (2011), Lopes, Macedo (2011), Fochi (2020, 2019), Kramer (2006, 2022, 1997), Moraes (2020, 2006), Rodrigues (2016), Sacristán (2013, 2017), Sarmento (1997,2015), Oliveira (2012, 2019, 2010) e Vygotsky (2007, 2009). Assim, realizou-se uma pesquisa narrativa orientada pelo enfoque qualitativo, tendo como instrumento as entrevistas narrativas. A análise das informações emergiu na sistematização das seguintes categorias: o currículo e as particularidades da criança, a construção das práticas curriculares e interface da educação ambiental na Educação Infantil. Constatou-se a partir dos primeiros resultados que as particularidades das crianças são descritas nas narrativas docentes, tendo a escuta da criança como princípio a ser considerado na construção das práticas curriculares, destacando o papel social da educação ambiental para construção da cidadania, contudo as reflexões ainda nos trazem questionamentos e reflexões sobre como são na prática cotidiana desenvolvidas práticas curriculares democráticas que reconheçam a criança como ser único. Por esse motivo, observamos a necessidade de promover mudanças em relação às práticas curriculares desenvolvidas, a fim de proporcionar às crianças uma educação de qualidade


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2549696 - DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
Interno - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo ao Programa - 1806030 - ELIZABETH OROFINO LUCIO
Externo à Instituição - LUCIANA APARECIDA DE ARAÚJO
Notícia cadastrada em: 22/02/2024 10:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2