Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTER MARQUES DA CONCEIÇÃO

DISCENTE: ESTER MARQUES DA CONCEIÇÃO
DATA: 12/03/2024
LOCAL: Híbrido NEB+Video conferência

HISTÓRIA DE VIDA DA PROFESSORA ALTINA MERGULHÃO: contribuições historiográficas para a escola básica do campo com classes multisseriadas

história da educação; memória; escola básica; classes multisseriadas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O objeto de investigação desta pesquisa é a história de vida de uma professora que atua em classes multisseriadas no interior da Amazônia paraense, cuja atuação tem apontado para significativas contribuições para a escola básica do campo, assim, o problema da pesquisa delimitou-se da seguinte maneira: De que forma a história de vida da professora Altina Mergulhão tem contribuído para a escola básica do campo a partir de sua atuação em classes multisseriadas na comunidade São Luizinho, localizada no município de Igarapé-Açu/PA? Direcionada por tal reflexão, o objetivo geral dessa dissertação é, portanto, analisar a história de vida da professora Altina Mergulhão e suas contribuições para a escola básica do campo a partir de sua atuação em classes multisseriadas na comunidade São Luizinho, localizada no município de Igarapé-Açu/PA. Situado no campo da História da Educação Básica, o estudo segue a abordagem qualitativa de pesquisa e está sustentado na metodologia história de vida, por meio da qual adota a memória como referencial teórico-metodológico, seguindo a perspectiva trabalhada por Ecléa Bosi (1994; 2003). À vista disso, o método utilizado é a história oral e, para coleta de dados, a entrevista com perguntas semiestruturadas. Em complemento a esta última, considerou-se a análise documental e o uso de fotografias para colaborar no processo de evocação da memória.

Presidente - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Interno - 1323011 - LIVIA SOUSA DA SILVA
Externo à Instituição - MARGARETE MAY BERKENBROCK ROSITO
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 20:41