Banca de QUALIFICAÇÃO: WYLLE JEANE DO AMARAL RODRIGUES

DISCENTE: WYLLE JEANE DO AMARAL RODRIGUES
DATA: 12/03/2024
LOCAL: NEB

CURRÍCULO PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Educação de Jovens e Adultos. Educação Especial. Tendência curricular. Escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objeto de investigação a organização curricular para a escolarização de alunos com DI em turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA da Unidade Educacional Especializada Yolanda Martins e Silva. Tem por objetivo analisar como se dá a organização curricular para a escolarização de alunos com Deficiência Intelectual em turmas de EJA na Unidade de Ensino Especializada Yolanda Martins e Silva. Por meio desta pesquisa nos dispomos a pesquisar o seguinte problema: Como se organiza o currículo para escolarização de alunos com Deficiência Intelectual- DI na unidade Yolanda Martins em turmas de EJA? Para este fim, elegemos como objetivo geral: Analisar como se organizam as práticas curriculares em turmas de EJA na Escola Yolanda Martins e Silva para a escolarização de alunos com DI e objetivos específicos: 1)Identificar a tendência curricular predominante na organização do currículo para a escolarização de alunos com Deficiência Intelectual (DI) em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA); 2) Investigar os conteúdos priorizados na composição do currículo para a escolarização de alunos com DI em turmas de EJA na Escola Yolanda Martins e Silva. A metodologia desta pesquisa é fundamentada numa abordagem qualitativa e desenvolvida por meio do estudo de caso. Para coleta de dados está sendo realizada a pesquisa documental, tendo como fontes o Projeto Político Pedagógico e Plano de de aulas, Matriz Curricular da Unidade Escolar Especializada UEES Yolanda Martins e Silva, e de forma complementar, será realizada entrevista semiestruturada com a Coordenadora pedagógica e três professoras atuantes em turmas de primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos Especial da UEES Yolanda Martins e Silva. A pesquisa está sendo desenvolvida em três etapas, sendo: revisão literatura (em andamento), coleta de dados – documentos, levantamento de produções científicas no site Portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e entrevista semiestruturada (à acontecer) e análise dos dados. A análise de dados será realizada a partir da técnica da análise de conteúdo com base nos estudos de Franco (2018). De acordo com Mendes (2016), a organização do currículo dá-se por tendencias que possam contemplar a necessidade e dificuldade de aprendizagem apresentada de maneira singular partindo de cada aluno com deficiência intelectual. Diante desta afirmação, buscaremos estabelecer ao longo desta pesquisa categorias temáticas que venham ao encontro de respostas à problemática evidenciada que dá sustentação e norte aos objetivos traçados para este estudo.

Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Interno - 3474377 - NEIDE MARIA FERNANDES RODRIGUES DE SOUSA
Externo à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 17:58