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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA CUNHA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA CUNHA DE SOUSA
DATA: 14/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: NEB- UFPA
TÍTULO:

ATUAÇÃO FEMININA NO CONGRESSO PEDAGÓGICO 9DO PARÁ (1900 A 1901): propostas para instrução pública


PALAVRAS-CHAVES:

Congresso Pedagógico do Pará. História das Mulheres. Primeira República


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Esta dissertação está inserida no campo da História da Educação sobe o tema História das Mulheres e tem como objeto a atuação feminina nos debates sobre a instrução pública paraense a partir de suas participações no Congresso Pedagógico do Pará no período de 1900 a 1901. Buscamos responder com essa pesquisa: Como se deu a atuação feminina no Congresso Pedagógico do Pará no processo de elaboração da proposta republicana para instrução pública no período de 1900 a 1901?  Com o intuito de responder tal questionamento nos propomos analisar a atuação feminina no Congresso Pedagógico para a formulação da Política educacional republicana no Pará, compreender o contexto político, educacional e social do Pará no período proposto, identificar os segmentos que as mulheres representavam no congresso inseridos na conjuntura política, econômica, social e educacional do Pará no período proposto, discutir as ideias propostas pelas professoras nas discussões do congresso e relacionar as ideias propostas por elas com o contexto e a concepção de educação da época. Para o desenvolvimento desta pesquisa trabalhamos com a análise de conteúdo de Franco (2005) em que analisamos os conteúdos das fontes encontradas em conjunto com as pesquisas já realizadas sobre o tema e os assuntos abordados nas falas das professoras. Alguns autores nos ajudaram em nossas análises, são eles Emília Costa (1999); Patto (1999); Napolitano (2018) e Sousa (2019) que abordam o Contexto da Primeira República, além desses, Perrot (2005); Saffioti (2013), Tedeshi (2016) e Silva (2008) contribuem com as discussões sobre a história das mulheres, nos permitindo diálogos entre o contexto e a situação das  professoras que atuaram no Congresso Pedagógico do Pará. Nessa perspectiva, o CPP consistiu em uma oportunidade para o posicionamento de professoras do estado em relação a sua profissão e a instrução pública que tinha o interesse de formar cidadãos com sentimentos de valorização e respeito ao regime republicano. Mesmo com oportunidades menores de atuação, levando em consideração a presença de poucas professoras, esse momento serviu para que elas apresentassem teses referente aos interesses que estavam dispostos no regimento do congresso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Externo ao Programa - 1152877 - FRANCIANE GAMA LACERDA
Externo à Instituição - MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO GOMES DE SOUZA AVELINO DE FRANÇA
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 17:57
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