Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO FURTADO SILVA

DISCENTE: MARCELO FURTADO SILVA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

O USO DE OBRAS LITERÁRIAS DO PNLD DO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE MIRINZAL (MA)

Obras literárias. PNLD, ensino médio. Educação Escolar Quilombola.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Esta pesquisa objetiva compreender os usos de obras literárias do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD no planejamento curricular de professores do ensino médio a partir da realização de ciclos formativos-reflexivos. De abordagem qualitativa, optou-se por uma pesquisa colaborativa (Ibiapina, 2008) a ser desenvolvida com professores da etapa de ensino acima mencionada do Centro de Educação Quilombola Benedito Fontes, localizada na comunidade quilombola de Gurutil, município de Mirinzal, estado do Maranhão. Para a coleta de dados (ciclo diagnóstico) foi realizado um grupo focal conforme nos orienta Gatti (2005). A análise de dados se dá a partir da Análise Crítica do Discurso (ACD), conforme a teoria de Van Dijk (2008).

Presidente - 1673903 - ANDRIO ALVES GATINHO
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 3171125 - WILLIAN LAZARETTI DA CONCEICAO
Externo à Instituição - RODNEI PEREIRA