Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA MESQUITA VASCONCELOS

DISCENTE: JESSICA MESQUITA VASCONCELOS
DATA: 13/03/2024
LOCAL: NEB/UFPA

A disciplina História na instrução pública e suas contribuições para a construção do projeto republicano no Pará (1890-1926)

Disciplina História; Cultura Escolar; História das Disciplinas Escolares; Primeira República; Pará.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O tema dessa dissertação é História das Disciplinas Escolares, o qual, como explicado por Chervel (1988), toma como estudo a constituição das diferentes disciplinas dentro do espaço escolar e as grandes finalidades delas dentro e fora dele, considerando ainda sua função na formação dos indivíduos e, também, de uma cultura. Nosso objeto é a organização da disciplina escolar História no bojo da construção da República (1890-1926), com o objetivo de analisar a disciplina escolar história no contexto da Instrução Pública na Primeira república. A metodologia desta pesquisa está situada na abordagem histórica, mais especificamente o campo da História desenvolvido a partir dos Annales. O escopo documental referente a legislações do período, como decretos, regulamentos, diretrizes e mensagens oficiais, são importantes para compreensão e análise conjuntural. Regulamentos para instrução pública contribuem ainda para entender ao lugar que a disciplina História ocupava na escola e no currículo, por isso a escolha de utilizá-los. No que tange aos manuais didáticos e obras afins, bem como os exercícios escolares, livros para professores e textos voltados para a disciplina, foi realizado a identificação e mapeamento de conteúdos considerados mais relevante, levando em consideração a importância que recebiam e frequência de sua presença nos textos. A partir disso, fizemos a análise a partir dos temas privilegiados para a disciplina, bem como relacionamos as escolhas de assuntos com o cenário político republicano. Nesse aspecto, considerar a abordagem de Chervel, na perspectiva da Cultura Escolar, implica, primeiro, reconhecer os conteúdos explícitos de uma disciplina, para então adentrar suas finalidades. A hipótese desenvolvida se baseia na concepção de que a disciplina História foi diretamente influenciada pelo novo regime, mas também serviu como um meio de propagação do ideário republicano.

Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Externo ao Programa - 1152877 - FRANCIANE GAMA LACERDA
Externo à Instituição - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 14:48