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Banca de DEFESA: AMANDA JESSICA COELHO MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA JESSICA COELHO MELO
DATA: 18/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: NEB
TÍTULO:

METODOLOGIAS ATIVAS E CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIROS (2013- 2022).


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica. Ensino Médio. Currículo. Metodologias Ativas Emancipatórias.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

 

Esta obra busca investigar o entrelaçamento dos seguintes campos teóricos: metodologias ativas (MA) e currículo do ensino médio, compreendendo que a educação nesta etapa, precisa preocupar-se em formar seres autônomos e críticos. Nossa concepção de autonomia estudantil está fundamentada em Kant e Freire, na racionalidade e na liberdade para superação das heterenomias impostas em modelos educacionais autoritários. Fundamentamo-nos ainda, nos preceitos de Morán, especialmente ao afirmar que todo método de ensino, ao promover o protagonismo estudantil, é ativo. Com nossos olhares investigativos incutidos dessas acepções teóricas, analisamos as produções científicas que têm como cerne de suas pesquisas as MA e o currículo do ensino médio, buscando responder ao problema de pesquisa: de que forma as MA se articulam ao currículo do ensino médio em teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação brasileiros, presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2013 a 2022? Logo, surge o objetivo geral que busca analisar e descrever de que forma tais produções vêm abordando MA e currículo do ensino médio, no período de 2013 a 2022. Para cumprir o objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da Arte, de abordagem qualitativa e quantitativa, tratando os dados obtidos através da técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Foram selecionadas 22 dissertações e 21 teses, totalizando 43 obras. Das análises efetuadas, surgiram 4 categorias: Cat. 1 - Produção de teses e dissertações por região e ano; Cat. 2 - Concepções de MA abordadas nas teses e dissertações; Cat. 3 - Tipos de MA identificadas nas teses e dissertações; Cat. 4 - Concepções de Currículo nas teses e dissertações. Como resultados, destaca-se, na análise das categorias 2 e 3, que as produções discutem MA circunscritas a modelos já apresentados na literatura e apresentam perspectivas mais associadas à aprendizagem e à criatividade, sendo 62,8% do total de obras, enquanto 37,2% abordam as MA a partir de percepções mais voltadas para autonomia, emancipação e crítica. Os construtos teóricos delineados neste trabalho, aproximam-se de uma concepção de MA voltada para o estímulo da reflexão crítica, para autonomia e o protagonismo discente, a partir disso definimos uma percepção nomeada Metodologias Ativas Emancipatórias. As obras que abordam MA com foco na autonomia, emancipação e crítica, aproximam-se dessa percepção, por apontarem os métodos ativos como caminhos para tornar os processos de ensino e aprendizagem mais reflexivos. Na Categoria 4, observamos tanto aproximações quanto distâncias no que concerne às discussões quanto ao campo epistemológico do currículo, o que expressou a necessidade de maior aprofundamento teórico ao pesquisar o currículo do ensino médio. Concluímos que a produção em teses e dissertações pode apresentar posicionamentos mais críticos quanto a adoção de MA ao currículo do ensino médio, sem encarar tais métodos através de definições invariáveis ou como a solução para os problemas existentes na etapa, mas como alternativas que podem ser integradas aos currículos, para o estímulo do protagonismo estudantil, da autonomia e da reflexão crítica.   


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2220353 - MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS
Interno - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Externo à Instituição - MARTA GENÚ SOARES
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 14:45
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