Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANE BARBOSA DE ALMEIDA

DISCENTE: ADRIANE BARBOSA DE ALMEIDA
DATA: 08/03/2024
LOCAL: NEB

AS CONTRIBUIÇÕES DA PROFESSORA MARIA ANTONIETA SERRA FREIRE PONTES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARÁ (1930-1961)

Palavras-Chave: História da Educação de Mulheres; Intelectuais; Educação Básica; Pará.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta dissertação tem como objeto de estudo as contribuições da professora Maria Antonieta Serra Freire Pontes para a educação no Pará entre 1930 e 1961. Com o objetivo geral de: a). a) Investigar as contribuições da professora Maria Antonieta Serra Freire Pontes para a educação no Pará, no período de (1930-1961); e os Específicos: b) Examinar o contexto educacional no Pará entre 1930 e 1961, explorando suas forças, agentes e particularidades; c) Investigar a trajetória profissional e político-educacional da professora Maria Antonieta Serra Freire Pontes; e, d) Analisar acerca da categoria conceitual/prática da intelectualidade e sua relação com o protagonismo da professora Maria Antonieta Serra Freire Pontes na educação no Pará (1930-1961). O presente estudo adota uma abordagem qualitativa e documental, consubstanciando-se de fontes como arquivos, livros, registros oficiais, acervos privados, periódicos e documentos digitais.  Sob a perspectiva teórica de Gramsci (1978), com enfoque nas categorias de Intelectual Orgânico (a) e Cultura. Para justificar a necessidade de se realizar pesquisas como esta, fizemos um Estado do Conhecimento no Periódicos CAPES, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD e nos programas de Pós-Graduação das universidades do Pará. A relevância da pesquisa destaca-se na reconstrução da história das mulheres intelectuais, contribuindo para uma compreensão mais abrangente destas na história da educação. Além disso, a dissertação busca inspirar mudanças sociais ao desafiar estigmas e promover uma representação mais equitativa no campo educacional e intelectual.

Presidente - 1323011 - LIVIA SOUSA DA SILVA
Interno - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Externo ao Programa - 2387625 - ANNA MARIA ALVES LINHARES
Externo à Instituição - MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO GOMES DE SOUZA AVELINO DE FRANÇA