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Banca de DEFESA: ELISANGELA BARBOSA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISANGELA BARBOSA MARQUES
DATA: 26/01/2024
HORA: 10:00
LOCAL: NEB
TÍTULO:

OS PARECERES TÉCNICOS PARA A LÍNGUA PORTUGUESA NA ELABORAÇÃO DA BNCC – TENSÕES E DISPUTAS CURRICULARES


PALAVRAS-CHAVES:

BNCC. Língua Portuguesa. Currículo. Pareceres Técnicos


PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo se insere na temática da política currícular e tem como objeto de investigação os pareceres técnicos para a Língua Portuguesa na elaboração da BNCC. O objetivo geral é analisar quais as concepções sobre língua portuguesa são disputadas nos pareceres técnicos das 1ª e 3ª versões da BNCC. A análise pautou-se na seguinte questão norteadora: quais concepções sobre Língua Portuguesa são disputadas nos pareceres técnicos das 1ª e 3ª versões da BNCC? O processo de elaboração do documento da BNCC envolveu profissionais que atuam em diferentes níveis da educação básica e superior de todas as regiões do país. Do mesmo modo, representantes da sociedade civil e científica também puderam se manifestar a respeito das propostas contidas nas versões iniciais desse documento. Em um movimento democrático, como se propôs a ser a construção da BNCC, é natural que consensos e dissensos estivessem presentes nos diferentes olhares dos profissionais envolvidos. Alinhado a esse intuito, selecionamos 14 pareceres técnicos (06  críticos e 08 analíticos ) como corpus da pesquisa, que foram analisados em um percurso metodológico baseado na abordagem qualitativa, do tipo documental, através do método de análise de conteúdo, com base em Laurence Bardin (1977), com as etapas de à pré-análise, que inicia com a edição do material coletado e a leitura flutuante, após esta, Bardin indica uma leitura mais detalhada, tendo como bússola orientadora o problema de pesquisa e as questões de investigação. A segunda etapa, refere-se à organização ou exploração do material e a terceira fase, denominada por Bardin (1977) de tratamento dos resultados, é onde se dá o processo de inferência e interpretação dos dados à luz do referencial teórico e metodológico adotado. Esse foi o movimento básico desenvolvido no que se refere à análise dos dados levantados nesta pesquisa, e para corroborar com os estudos empreendidos adotamos o seguinte aporte teórico: Jean-Claude Forquin (1993), Mikhail Bakhtin (2010), Ferdinand de Saussure (2002) João Wanderley Geraldi (1984)  Dolz e Schneuwly (2004),  Pacheco (2005), Azevedo (2004; 2006), Apple (2006) e Souza (2006; 2016),  Sacristán (2000), dentre outros. Em suma,  após a análise  sobre as concepções disputadas para o ensino de Língua Portuguesa e os apontamentos feitos nos pareceres vieram a formar as 5 categorias que serão discutidas nesse trabalho: concepção como forma de intereção; concepção enunciativa – discursiva da linguagem; concepção de letramento e por úlitmo concepção estruturalista/formalista. Buscamos, assim, contribuir para uma discussão sobre o processo de elaboração da BNCC, assim com,  as considerações que resultaram dos apontamentos feitos pelos pareceristas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - TATIANE CASTRO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 24/01/2024 14:57
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